Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito declara estado de calamidade e decreta medidas de enfrentamento ao coronavírus em São José do Piauí

Publicado em 27/02/2020
Por Edson Costa
FA-IMG-083f1b1a941b4e7dbe2c.jpg
FA-IMG-083f1b1a941b4e7dbe2c.jpg
Prefeito determina medidas de prevenção/Folha Atual

 

Através do Decreto nº 010/2020, de 20 de março de 2020, o prefeito de São José do Piauí, Netão Bezerra, declarou estado de calamidade pública em todo o território do município para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), e ainda, decretou medidas de emergência de enfrentamento a ameaça de propagação da doença.

Com a ação, o gestor atende solicitações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, que buscam prevenir a propagação do novo coranavírus no país e no mundo.

Dentre as medidas decretadas pela gestão municipal ficam determinadas, pelo prazo de 15 dias, a suspensão da circulação e ingresso (entrada e saída) no território do município, de veículos de transporte coletivo interestadual e intermunicipal público e privado, de passageiros, como também, fica suspensa a realização de eventos coletivos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, com a aglomeração de mais de trinta pessoas.

No documento também determina a proibição da elevação, excessivamente, por parte dos produtores ou fornecedores, de preços de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, e ainda, a suspensão da realização da Feira Livre, que acontece todos os domingos, com fechamento do mercado público (área interna e externa), açougue público municipal, a proibição de montagem de barracas e aglomeração de pessoas na comercialização de animais.

Fica permitido a venda de produtos agrícolas e de alimentação animal (rações, suplementos alimentares, defensivos, adubos para lavouras e carnes) por meio remoto com retirada no local, desde que o estabelecimento permaneça fechado para o acesso ao público, podendo haver entrega à domicilio. 

No Decreto é determinado ainda a suspensão de todas as atividades de bares, restaurantes, lanchonetes, piscinas, academias, salões de beleza, lojas, clubes espaços social de lazer (campos e quadra de futebol), organizadores de eventos, eventos esportivos públicos e privados e afins, pelo mesmo período.

Ficam reduzido o horário de funcionamento dos supermercados, mercearias, padarias (exclusivamente para venda de produtos de panificação), farmácias e estabelecimentos bancários, ambos estabeleçam limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, sempre que necessário para evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos.

No Decreto assinado pelo prefeito Netão Bezerra em anexo apresentam todas as determinações da gestão municipal, com foco, no enfrentamento do Coronavírus.

Confira Decreto!

 

 

Comentários