Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Comandante avalia gestão do 4°BPM e aponta redução da criminalidade nos dois primeiros meses do ano

Publicado em 11/02/2020
Por Redação
FA-IMG-922816e3f63cc3b2c988.jpg
FA-IMG-922816e3f63cc3b2c988.jpg
Comandante Major Felipe/

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4° BPM), Major Felipe, está há quase dois meses à frente do comando da instituição policial na cidade de Picos e comemora redução da criminalidade. De acordo com o quantitativo divulgado pela PM, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, os números são positivos e apontam diminuição nos registros de roubos e furtos, bem como foram realizadas importantes prisões de traficantes e assaltantes.

Segundo Major Felipe, a PM no seu trabalho de policiamento ostensivo e preventivo tem voltado atenção máxima para os crimes de violência e grave ameaça, além do tráfico de drogas, práticas criminosas comuns na região.

“Temos priorizado nosso policiamento para os crimes de violência e grave ameaça. Podemos destacar homicídio, feminicídio, estupro, roubo a transeuntes e de veículos, além do tráfico de drogas. São crimes com uso de arma de fogo, que podem coagir física e moral a vítima. Infelizmente, no mês de fevereiro tivemos o registro de dois homicídios, porém as vítimas já possuíam passagem policial e por isso a suspeita de envolvimento com o mundo do crime, o que não justifica, porém explica as mortes”, frisou o comandante.

Os números

O balanço de ocorrências divulgado pela PM apresenta números satisfatórios para a segurança pública. No mês de janeiro, por exemplo, foi reduzido em 62,65% os registros de roubos e furtos a transeuntes e em 78% o número de roubo e furtos de veículos.

No referido período também foi realizada a maior apreensão de drogas com uso de cão do Canil pela Polícia Militar, onde 64kg de pasta base de cocaína foram localizados.

Já no mês de fevereiro, os números também colaboraram para a diminuição da violência. Foram seis pontos de drogas fechados, 19 pessoas foram presas entre entre traficantes e assaltantes, 11 veículos recuperados, destes três ainda haviam sido roubados no referido mês, duas armas de fogo foram apreendidas e um estuprador foi detido em flagrante.

Chama ainda atenção, o número de apreensões de drogas, são elas: 108 invólucros e 27 gramas de crack, 19 trouxas e 22 gramas de maconha, 301,4 gramas de cocaína, além de drogas sintéticas.

O comandante do 4° BPM atribui os números ao trabalho incansável do efetivo policial.

“Parabenizo o efetivo do 4º BPM que está no dia-a-dia se expondo, na batalha de garantir segurança aos cidadãos, ainda alcançando números positivos que sinalizam uma redução da violência em relação aos primeiros meses de 2019. Sabemos que a cidade de Picos possui suas peculiaridades geográficas, regionais, socioeconômica. Nosso policial tem dado conta de forma otimizada do trabalho, me sinto satisfeito e sempre nos colocamos novos desafios constantes para melhorias”, concluiu.

Vale ressaltar que nos de 10 de janeiro à 17 de março está em vigência a Operação Vale do Guaribas nas fases I e II, onde o policiamento segue reforçado nos bairros da cidade. 

 

 

Comentários