Sábado, 05 de Outubro de 2024

BELÉM: Saúde mobiliza mulheres contra o câncer de mama e útero

Publicado em 18/07/2013
Por Jailson Dias
c78ad47593bff59f68a3332b8511.jpg
c78ad47593bff59f68a3332b8511.jpg
Secretaria de Saúde com equipe de enfermagem/cidadesdanet

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que o câncer de mama e do colo do útero foi responsável pela maioria dos óbitos entre as mulheres no município de Belém do Piauí.

A partir desses dados, a Saúde lançou uma campanha de fortalecimento das ações de prevenção do câncer. As ações vão desde a mobilização do público alvo em todo o território do município, a realização de palestras de orientação, de exames de prevenção, o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o tratamento.

Na última quinta-feira (25), foram ministradas palestras orientadoras focando os dois cânceres que mais atingem à população feminina. Técnicas como o autoexame - através da palpação nos seios - e a necessidade da mamografia em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, e a realização periódica do exame Papanicolau para mulheres com idade entre 25 e 64 anos, na prevenção do câncer de colo, foram algumas das informações foram repassadas pelos enfermeiros da Saúde na Família, Kellyane Ribeiro e Wolney Barros.

Mais de 40 mulheres participaram da primeira etapa, denominada de ‘abordagem’. O próximo passo, segundo informou a secretária de Saúde, Alda Coelho, é a realização de um mutirão de prevenção, cuja data ainda não foi definida.

A Secretaria planeja uma busca ativa a todas as mulheres que se enquadram no público alvo, e que não participaram dessa primeira etapa, de aconselhamento. O objetivo é atingir a todas as mulheres dentro das faixas etárias.

“Entendemos que ações como estas devam ter continuidade com a perspectiva de redução de doenças no nosso município. Queremos sensibilizar as mulheres a cuidar da sua própria saúde e realizarem os exames preventivos. Quando detectado precocemente, estes tipos de câncer apresenta elevada possibilidade de cura”, frisou Alda.

Ao final da palestra as mulheres receberam flores e uma cartilha com todas as orientações.

Fontes: cidadesdanet

Comentários