Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, os alunos da Rede Municipal de Educação do município de Dom Expedito Lopes no Piauí tiveram um dia diferenciado. A magia do carnaval tomou conta das escolas, que contou com a entonação de ritmos carnavalescos, com professores e alunos vestidos a rigor. Estas e outras atividades fizeram parte do Festival Cultural, que contou com oficinas e apresentações de danças.
Para os alunos do Maternal, que são iniciantes e que nunca assistiram ou participaram de um festival de carnaval na escola, os mesmos ficaram encantados com as fantasias, ritmos e bricandeiras apresentadas pelo carnaval escolar.
“Tudo me chamou muito a atenção, mas as roupas, em especial, foi o que eu mais gostei. Tinha a curiosidade de ver de perto e hoje fiquei feliz em ter usado uma fantasia dessas”, disse a gestora escolar Cassia Janes.
Dentre as escolas que promoveram os momentos carnavalescos estão a escola João Belarmino do Vale, João Barbosa em Baixa Grande, Joaquim Pinheiro de Moura em Serra dos Pinheiros e a Creche Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
"O carnaval é considerado umas das identidades do País. Por isso, temos também como responsabilidade repassar estes conhecimentos, despertar a curiosidade e identificar, também, nestas oportunidades, possíveis talentos para a área. Hoje, especificamente, falamos das roupas utilizadas no carnaval que trazem um contexto do que é apresentado nos festivais de carnaval. Quando vi as oficinas realizadas pelos professores fiquei surpreso com o interesse e a curiosidade dos alunos. Estamos muito convictos que nossos alunos da rede pública estão em boas mãos, este e outros motivos foi o que me convenceu a matricular minha filha, Maria Heloise, na escola pública”, destacou Edson Carlos de Sousa Leal, Secretário Municipal de Educação.