O prefeito Pe. Walmir Lima (PT) empossou, durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Picos, as integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Mulher. O conselho é formado por representantes de 22 instituições, desde secretarias, pastorais sociais, ONGs, sindicatos e associações.
Além do prefeito, também participaram da solenidade a diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), Maria Santana; a secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha; além do comandante do 4° BPM, Major Felipe.
O Conselho de Direitos da Mulher é um órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e propositor, que tem o objetivo de colaborar com políticas públicas que visem garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres.
O conselho é embasado na Lei Municipal n° 2.572/14, que passou por alterações dadas pela Lei Municipal n° 2.998/2019.
Durante o seu pronunciamento o prefeito Pe. Walmir comentou que a constituição do conselho é uma vitória, uma vez que este se encontrava desativado. Ele também falou sobre as lutas das mulheres, especialmente contra o preconceito, que ainda assola a sociedade atual.
“A luta diária (das mulheres) contra a violência, a luta contra o preconceito, a luta em casa, a luta no dia a dia, contra as piadas e as provocações”, declarou.
Relação de todas as integrantes do conselho