Sábado, 05 de Outubro de 2024

Francisco Santos inicia elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado em 15/01/2020
Por Redação
FA-IMG-05dd13679f4891e10e3b.jpg
FA-IMG-05dd13679f4891e10e3b.jpg
Reunião de capacitação com membros do Comitê/Olegário Farias

O município de Francisco Santos está iniciando o processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O referido processo é fruto de um convênio entre a FUNASA, Governo do Piauí e a Prefeitura Municipal, firmado em 2017, onde Francisco Santos e 99 cidades do Estado foram contempladas com a elaboração do Plano a custo zero para os cofres municipais.

O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange os quatro seguimentos: água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e manejo dos resíduos sólidos.

Na primeira etapa de elaboração do Plano, foram realizadas duas reuniões na última segunda-feira (10) e terça-feira (11), para capacitação dos membros que formam o comitê de Coordenação e Executivo.

O supervisor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mário Flávio,  explicou o processo de elaboração do Plano que deverá ser concluído ainda no primeiro semestre de 2020.

“A gestão municipal nomeou um comitê formados por membros da Prefeitura, da sociedade civil e profissionais especializados. Realizamos uma reunião para capacitar o comitê para que ele possa elaborar o Plano, conforme os termos da FUNASA. No município serão realizados seis encontros, dos quais realizamos dois agora em fevereiro, referente a oficina 1 e 2. Os seguintes serão realizados em março, maio com levantamento das informações in loco e apresentação das propostas”, disse Mário Flávio.

O Plano de Saneamento Básico tem um prazo de 20 anos para execução das propostas. As mesmas representam ações de melhorias para a saúde pública e meio ambiente.

Comentários