Nos primeiros 25 dias de trabalho dos novos conselheiros tutelares de Picos a demanda de atendimentos aumentou consideravelmente. A informação confirmada pela presidência é atribuída ao novo horário de funcionamento do órgão: de 8h até às 18h.
A mudança de horário adotada pelo atual colegiado de membros visa oferecer maior assistência à população na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O presidente do Conselho Tutelar de Picos, Josivaldo de Lima, explicou que o órgão atualmente funciona de forma integral, manhã e tarde, e por essa razão a procura tem aumentado.
“Neste início de trabalho estamos reorganizando a estruturação de funcionamento do Conselho Tutelar, onde agora o órgão está aberto para atendimentos à população manhã e tarde. Essa alteração já deu a perceber que houve um aumento no fluxo de pessoas que buscam atendimento, estamos fazendo vários atendimentos, bem como orientando quem nos procura”, frisou o conselheiro.
A sede do Conselho Tutelar de Picos está localizada na Rua Monsenhor Hipólito, n° 230, centro da cidade.
Trabalho do Conselho Tutelar no período de Carnaval
Os conselheiros tutelares já se organizam para atuarem no período de carnaval, onde é maior a possibilidade de venda de bebida alcóolica e ocorrer casos de trabalho infantil e abuso.
O vice-presidente do Conselho Tutelar, Jenilson Oliveira, destacou que no período o órgão vai trabalhar 24h, como já ocorre diariamente, e que novas estratégias de fiscalização serão adotadas.
“O atendimento do Conselho Tutelar é um trabalho permanente, funcionamos 24 horas, inclusive no período de Carnaval. Estamos trabalhando para resguardar os direitos das crianças e adolescentes e, no momento, estamos trabalhando estratégias para o período de Carnaval. Nesse período estaremos abertos e nos dias que forem facultados, a instituição ficará fechada, porém os conselheiros tutelares estarão de sobreaviso para chamados da população.

Jenilson Oliveira