Sábado, 05 de Outubro de 2024

Uespi completa 27 anos de serviços voltados à Educação

Publicado em 15/07/2013
Por Marta Soares
f9e191594db6adf9e7c791a61ed3.jpg
f9e191594db6adf9e7c791a61ed3.jpg
UESPI/Francisco Gilásio

No dia 28 de julho, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) completou 27 anos de serviços voltados para a Educação, não só piauienses, mas também para a população de estados vizinhos. Milhares de estudantes puderam, através da instituição, ter um diploma de ensino superior, e a sociedade também fora beneficiada através do conhecimento produzido e projetos de extensão.

Antes de ser intitulada Uespi, a universidade era chamada de Centro de Ensino Superior do Piauí (CESP), órgão da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação no Piauí (FADEP), criada pelo então Governador Hugo Napoleão, no seu primeiro mandato, tendo como Secretário de Educação, Átila Lira, nomeando Valmir Miranda, atual diretor do Jornal O Dia, como primeiro Diretor Executivo da Fundação.

Ao assumir o Governo do Estado após renúncia de Hugo Napoleão, do qual era vice-governador, José Raimundo Bona Medeiros, instalou oficialmente a FADEP e nomeou Francisco Antonio de Alencar à Secretaria de Educação e Maria Adamir Leal de Sousa como a segunda Diretora da Fundação. Essa gestão organizou o primeiro vestibular da atual Uespi, onde no início só existiam cursos de Licenciatura para qualificar os professores de todo estado.

Hoje, Francisco Alencar é vice-reitor de uma faculdade particular de Teresina e contou detalhes sobre o início da Instituição. “A solenidade de inauguração da Instituição foi no antigo Centro de Convenções, no dia 28 de julho de 1986, e contou com uma aula do professor Luis Soares Filho, nome importante para a fundação da Uespi, uma vez que o mesmo era sub-secretário de Desenvolvimento Educacional do Ministério da Educação e deu total apoio para criação da então Fundação”, lembrou. A primeira aula, ministrada por Luis Soares Filho abordou a retrospectiva histórica da educação no Brasil e em especial no Piauí.

A Uespi teria papel de mudar a educação piauiense, pois os índices na década de 1980 revelavam ainda um déficit grande de professores sem curso superior.

Com o cargo de Assessor de Planejamento da Secretaria de Educação, Luis Soares foi fundamental para conseguir suporte juto ao MEC e instalar e oficializar a FADEP no Estado. Segundo o professor, o centro de convenções estava repleto de autoridades para a aula inaugural e os esforços junto à Secretaria lhe renderam o cargo no MEC. “No dia da primeira aula, as mais expressivas autoridades eclesiásticas, políticas, administrativas e empresariais estiveram presente. E todos os esforços me renderam o cargo de sub-secretário de Desenvolvimento Educacional do MEC”, descreve.

Informações: Gov. PI

Comentários