Sábado, 05 de Outubro de 2024

Campanha ‘Janeiro Roxo” é desenvolvida no município de Isaías Coelho

Publicado em 01/01/2020
Por Edson Costa
FA-IMG-736660c9502e628d4d22.jpg
FA-IMG-736660c9502e628d4d22.jpg
Palestras informativas foram realizadas/Divulgação

 

No mês de Janeiro é desenvolvida em todo país a campanha “Janeiro Roxo”, mês de prevenção e tratamento da Hanseníase, com o objetivo de esclarecer a população sobre diagnóstico, tratamento, prevenção e erradicação desta doença, uma enfermidade tão antiga quanto os preconceitos que a cercam. O tema esse ano é “Prevenção de Incapacidades”.

O município de Isaías Coelho abraça essa causa e durante todo o mês de janeiro trabalhou esse tema nas UBS, através de vídeos informativos na recepção de algumas UBS; palestras educativas; busca ativa de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença; avaliação de contatos; dentre outras ações.

Na UBS São Domingos, a enfermeira Nayana da Rocha, expôs vídeos educativos e fez palestras educativas semanalmente. Na UBS Recreio aconteceram diversos momentos com a comunidade e com alguns pacientes que foram diagnosticados e tratados com Hanseníase, onde aconteceram rodas de conversa nas quais algumas dúvidas sobre a doença foram esclarecidas, além disso, foi realizada uma avaliação médica com cada paciente.

Momento de informação sobre a doença no Recreio

Também foram expostos vídeos relatando sobre a doença e realizadas palestras sobre reabilitação, sobre os Direitos de cada cidadão, com a colaboração e participação do fisioterapeuta, Murilo Mauriz, da assistente social, Mônica Cardoso, e da psicóloga Ana Maria Mauriz. “Foram momentos de suma importância para a comunidade Recreio, muito proveitosos e esclarecedores”, ressaltou o ACS, Inácio Ribeiro.

A UBS Malhada trouxe para a população palestras educativas referentes ao tema, acreditando que a informação é o caminho para uma saúde de qualidade, além da exposição de vídeos na recepção durante a espera por atendimento.

No dia 22 de janeiro o médico Rogério Carlos ministrou uma palestra para o público em geral, com informações referentes ao diagnóstico, causas e tratamento da doença, onde o mesmo realizou exame dermatoneurológico em casos suspeitos de Hanseníase e também reavaliação de contatos intradomiciliares.

Palestra na UBS Malhada

Na UBS Municipal (sede) foram reavaliadas pessoas que tiveram hanseníase, assim como seus contatos no intuito de verificar algum grau de incapacidade, necessidade de reabilitação ou mesmo descobrir possíveis casos novos da doença.

Ação da campanha na UBS Municipal

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, foi realizada, no auditório do Ponto de Apoio (PA), uma roda de conversa voltada para pessoas do município inteiro que já trataram ou que estão em tratamento de hanseníase, com a participação da assistente social, Mônica Cardoso, que falou sobre o estigma em relação a doença, sobre os direitos e sobre os calçados disponibilizados pelo SUS; do fisioterapeuta Murilo Mauriz que falou sobre a reabilitação e prevenção de incapacidades e do Médico, Rogerio Carlos, que abordou o diagnóstico, tratamento e reações hansênicas. O evento contou com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde, Nalvia Vânia e Mirla.

“Estamos muito felizes com o empenho e dedicação de nossos profissionais. Quero aqui ressaltar a minha gratidão a cada um que exerce com zelo e competência a sua profissão e que muitas vezes vai além da sua obrigação. Também quero agradecer a nossa coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Gabiana Mauriz, que está sempre mobilizando e articulando as equipes, apoiando-as em todos os momentos”, finalizou a secretária municipal de saúde, Marizângela Campos.

Secretária com equipe na elaboração das atividades da campanha

Exames dermatoneurológicos foram realizados

 

Comentários