A comunidade católica de Vera Mendes, se reuniu na noite desta segunda-feira, 20, para celebrar a Missa Solene da festa de São Sebastião, santo padroeiro, uma tradição religiosa que se mantém viva desde antes da emancipação política do município.
A Missa Solene foi presidida pelo padre Jonas de Moura Batista, com a participação de um grande número de fiéis, que lotaram o igreja num momento de forte religiosidade, de agradecimento e renovação da fé cristã.
A programação religiosa teve início no dia 11 de janeiro e, ao longo de nove dias, foram celebradas missas e realizados momentos de oração em preparação para a festa do padroeiro, que este ano, refletiu sobre o tema “A exemplo de São Sebastião, amar a Cristo e os irmãos”.
Em sua homilia, o padre Jonas Moura, pároco local, conclamou que as pessoas, a exemplo do santo mártir São Sebastião devem deixar de serem pagãos para serem cristãos seguindo a Jesus Cristo. “Deus nos deu o espírito de fortaleza e coragem para evangelizar e para vencer as dificuldades, como São Sebastião venceu. Por isso, é lembrado, como exemplo para nos. Ele era soldado romano, e se tornou soldado de Cristo, ele foi rejeitado por causa da sua fé, porque não se curvou diante das injustiças, e continuou a evangelizar e seguir a Jesus Cristo, e, é assim que nos devemos agir”, afirmou.
Os novenário contou com a participação ativa das comunidades dos municípios de Vera Mendes, Itainópolis, Patos e Isaías Coelho, além da participação de vários padres, dentre estes, Padre Jobson da Paróquia de Isaías Coelho, padres do Zonal I, Chiquinho, Davi Barros, João Pereira e o Diácono Vanderlan. Diariamente, após a novena, a sociedade se reunia e se confraternizava na quermesse.
Além dos católicos em geral, participaram da Missa Solene, autoridades municipais, como o prefeito Milton Oliveira, a primeira dama, Gardênia Oliveira, o vice-prefeito Valderito Daniel, o Caçulinha, o vereador Francisco Adão e outros.
“Os festejos de São Sebastião é um momento muito importante para Vera Mendes. É uma tradição religiosa antiga que se mantém viva e forte entre as velhas e novas gerações. E como é celebrado em janeiro, é um momento em que nós veramendenses fazemos nossos pedidos, rogando para que tenhamos um bom ano” disse o prefeito Milton.
Em entrevista, padre Jonas, fez uma avaliação positiva dos festejos de São Sebastião. “A comunidade de Vera Mendes está de parabéns, pois a cada ano a gente ver um crescimento na fé, na participação, na espiritualidade, no conhecimento das coisas de Deus e no compromisso. Acredito, que os festejos que aconteceu logo no início do ano dará muitos frutos ao longo de todo o ano, onde as pessoas vão se renovando na fé” afirmou.
“O festejo é como um retiro espiritual, onde as pessoas param durante 10 dias para escutar a palavra de Deus, alimentar a fé, para crescer na esperança e na caridade. O testemunho de São Sebastião é muito forte, e a cada pregação, palavra proclamada e oração, vai se renovando a vida dos fiéis católicos de Vera Mendes”, destacou os sacerdote.
O pároco ainda deixou uma mensagem de encorajamento para os fiéis. “Não tenhamos medo, foi a palavra que a gente ouviu na primeira leitura e no salmo, que diz, ‘De todos os temores me livrou o Senhor Deus’, como também, o testemunho de São Sebastião nos encoraja a não ter medo, porque o espírito santo é quem nos guia, fortalece, anima e quem nos acompanha em nossa missão nesse mundo, em vista do céu”, finalizou ele agradecendo a participação e colaboração de todos na realização do evento religioso.
Texto e fotos - CIDADESNANET