Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Bueiros inundam e moradores da Rua Carlos Marcílio sofrem com esgoto e fedentina

Publicado em 16/12/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-46787d78f47b0a8328bb.jpg
FA-IMG-46787d78f47b0a8328bb.jpg
Esgoto e fedentina na Rua Carlos Marcílio/Jailson Dias

Os bueiros da Rua Carlos Marcílio, Centro de Picos, nas proximidades da Prefeitura Municipal, inundaram e estão jorrando esgoto em parte da extensão da via, causando inúmeros transtornos aos moradores, que sofrem com a fedentina e o sério risco de problemas de saúde. O Folha Atual tentou gravar entrevista com alguns deles, mas preferiram não  se manifestar, falando apenas em “off” sobre os contratempos que a situação tem provocado.

O problema tem origem na Rua Francisco Prota, bairro Malva, onde a tubulação de esgoto cedeu, impedindo que este seguisse o fluxo natural, causando entupimentos.

Não é a primeira vez que os moradores da Carlos Marcílio sofrem com esse problema, o mesmo já aconteceu em março de 2019, quando houve uma fissura na tubulação da Francisco Prota, gerando o entupimento da tubulação nas outras ruas. E hoje, dez meses depois, o problema voltou a se verificar.

Nossa equipe foi até a Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo de Picos e conversou com o titular da pasta, Filomeno Portela. Ele informou que o problema da Carlos Marcílio estaria mais relacionado ao entupimento de bueiros por conta do lixo jogado pela população.

“Culpa de nós, cidadãos picoenses, pois temos coleta de lixo três vezes por semana na maioria das ruas de Picos, e aí deixa-se lixo, sacola, entulhos, e quando se constrói, se coloca areia, tijolos, aterro de casas em calçadas, e quando vem a chuva desce tudo nas ruas, e entope bueiros, galerias e nos causa transtorno”, explicou.

Secretário Filomeno Portela

Segundo Filomento Portela, a manutenção da tubulação do esgoto pertence a Agespisa, sendo de responsabilidade dela fazer a desobstrução dessas vias. “Mas parte é conosco, Secretaria de Obras, aquelas que são de chuvas, de águas pluviais, nós temos de estar sempre desentupindo”, comentou.

Nossa equipe entrou em contato com o gerente da Agespisa de Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho, que está em Teresina. Por telefone ele nos informou que o problema da Rua Carlos Marcílio é de fato causado pelo rompimento na tubulação da Rua Francisco Prota, que faz com que o esgoto brote pelos bueiros de várias vias públicas.

Bueiro jorrando esgoto

O gerente informou ainda que nesta terça-feira, 21, a Agespisa estaria adotando “medidas paliativas” para que dentro de dois dias o esgoto volte a fluir e pare de brotar pelos bueiros. Com isso, os moradores da rua afetada estariam livres de transtornos e o trabalho na Francisco Prota poderá ser feito com mais qualidade do que da última vez.

Comentários