Sábado, 05 de Outubro de 2024

Aliados disputam vaga de vice-governador para as próximas eleições

Publicado em 13/07/2013
Por Jailson Dias
6d0643647e26dae62bbba265ab9f.jpg
6d0643647e26dae62bbba265ab9f.jpg
Cargo de vice-governador tem sido visado/Jailson Dias

Com a eleição do Wellington Dias (PT) governador do estado do Piauí, criou-se a cultura neste Estado de que o caminho mais fácil para se eleger governador é ser vice de quem tem a ambição de permanecer na política, renunciando ao governo para se candidatar a uma vaga no Senado. Foi assim que Wilson Martins (PSB) se elegeu governador e pretende fazer do seu vice, o seu sucessor.

 

Mas para que o vice-governador possa se eleger governador precisa contar com o apoio daquele que sucedeu no trono e fazer uso da máquina administrativa. É que com a máquina administrativa na mão e a perspectiva da sua reeleição, o governador substituto contará com o apoio de 90% dos prefeitos, que como todo mundo sabe, não sobrevivem sem os recursos do FPM e apoio do governo estadual.

 

A promessa de que o vice-governador será o futuro governador é um forte argumento para convencer alguém a ser companheiro de chapa do candidato a governador. O atual vice do governador Wilson Martins só aceitou só aceitou o seu convite, após receber a garantia de que assumiria o governo e disputaria a sua reeleição.

 

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI), cujo mandato termina em 2014 e que dificilmente terá chance de renová-lo, tende a aceitar ser o vice na chapa encabeçada por Silvio Mendes. O que poderá jogar contra os seus interesses de JVC é o fato dos adversários de Silvio Mendes usarem contra o futuro ex-tucano, o mesmo preconceito usado contra Elmano  Férrer na disputa pelo comanda da prefeitura de Teresina em 2012, quando a turma de Firmino Filho explorou ao máximo, um sentimento difuso na sociedade piauiense, contra os donos do Armazém Paraíba.

Fonte: PortalAz

Dom Severino

Comentários