Na manhã desta sexta-feira (10) os cinco novos Conselheiros Tutelares de Geminiano, eleitos no dia 06 de outubro de 2019 e que atuarão pelos próximos 4 anos, foram empossados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores do município.
A posse contou com a presença do prefeito Erculano Carvalho, Presidente da Câmara Francisco Antão, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Railton Pinheiro, secretária de Assistência Social Kelcylândia Araújo, além dos suplentes de conselheiros, familiares, amigos e demais autoridades.
Foram empossados Cícera Lopes da Silva, Maria Nilza de Moura, Francisca das Chagas Costa, Marcelo Pedro de Moura e Silvana Maria de Sousa e os suplentes Patrícia Antônia de Carvalho, Fernando Nascimento de Brito, Marlucia Maria de Moura, Maria Laise Martinho e Jair Jader da Costa.
População prestigiou evento
Os conselheiros receberam os certificados de posse das mãos do prefeito Erculano Carvalho, da secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo e do vice presidente do CMDCA, Railton Pinheiro.
Em sua fala o prefeito Erculano Carvalho ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho e se colocou à disposição para que a administração também possa contribuir com a segurança e bem estar de crianças e adolescentes geminianenses.
Prefeito Erculano Carvalho
“Após a posse vamos nos reunir, ver as demandas e como o município pode ajudá-los. Desde que assumimos disponibilizamos um prédio público para acomodação dos conselheiros. O local foi reformado, ampliado, colocamos todos os móveis necessários, onde eles possam acolher nosso povo”, disse Erculano.
Momento do Juramento
A secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo, afirmou que é um momento de grande importância, pois os Conselheiros Tutelares desenvolvem um trabalho fundamental dentro do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Nós, quanto secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho, desejamos manter o trabalho que já vinha sendo desenvolvido e aprimorar os serviços”, disse.
Secretária de Assistência Social, Kelcylândia
O vice presidente do CMDCA, Railton Pinheiro, destacou que o trabalho do conselheiro não é fácil, há os obstáculos, mas que se o trabalho for desenvolvido em parceria com a administração, com todas as secretarias, é possível chegar a um bom resultado.
Railton Pinheiro, vice presidente do CMDCA
Representando os conselheiros recém empossados, Silvana Maria de Sousa, falou da importância do momento e disse que o intuito é sempre trabalhar em defesa da criança e do adolescente. “O trabalho do Conselho Tutelar é muito delicado e de grande importância. É um trabalho difícil, que envolve casos de difícil resolução, mas daremos o nosso melhor para resolver as questões”, disse.
Silvana Sousa
Em fevereiro os novos conselheiros passarão por uma capacitação, cujo objetivo é melhorar ainda mais o desempenho na função, orientá-los quanto ao trabalho cotidiano, relatórios, pareceres, visitas domiciliares e tudo mais que engloba o trabalho do conselheiro. A informação é de Márcia Batista, Assistente Social do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Marta Soares - Assessoria de Comunicação da PMG.