O coordenador da 4° CIRETRAN/DETRAN de Picos, Gláuber Curica, informou que ao assumir o cargo, há dois meses, promoveu reuniões com os servidores do Detran, com os despachantes e com as autoescolas, para pontuar as necessidades mais urgentes do setor, com o fim de estabelecer as prioridades e agilizar os atendimentos a população.
Muitas pessoas, ao chegarem ao Detran, que desde o início do ano está localizado no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), no Piauí Shopping, iam direto até os servidores, solicitar serviços que não podiam ser oferecidos naquele momento devido a problemas diversos, como ausência de documentos, isso terminava por tornar o atendimento mais lento.
“Em relação ao atendimento referente a emissão de documento e transferência do documento do veículo, o que aconteceu? A pessoa só faz esse serviço se for o proprietário mediante apresentação do documento, uma coisa que acontecia era que a pessoa chegava (no CIAC) e dizia que queria ir para o Detran, e gerava aquela carga demasiada de pessoas, que muitas vezes era para algo muito simples, só para checar se a pessoa tinha uma multa ou não, então acabou isso”, explicou.
Para situações como essa, Gláuber Curica explicou que foram instalados dois tokens (dispositivo eletrônico gerador de senhas ou contas) na recepção, a partir de onde o usuário pode emitir multas, taxas e qualquer outra cobrança sem precisar ir para o balcão. “É 0800, não pagam nada, não precisam ir para uma “lan house”, aqui mesmo já fazem esse serviço, para poder eliminar esse aglomerado de pessoas que era para uma simples consulta”, explicou.
Outro ponto levantado pelo coordenador foi assumir os despachantes, sem que estes tenham que ir para os atendentes. “Assumi essa responsabilidade de atendê-los para ficarem exclusivos, pois muitas vezes os usuários pegavam as senhas, chegavam os despachantes, e aí aquela pessoa ficava à espera dele atender o despachante para ir para o usuário, isso gerava muitos problemas, o atendente hoje não atende mais o despachante, então a prioridade é atender a pessoa como ela quer ser atendida”, comentou.
Gláuber Curica
O Detran tem enfrentado alguns problemas específicos com a gráfica que emite as habilitações, pois esta tem recusado as fotos de alguns usuários que possuem alguma cicatriz no rosto. Isso obriga o usuário a fazer outra foto no Detran. “Muitas vezes são recusadas por um simples defeito, um problema genético, uma cicatriz, aí dizem que está fora de foco; eu já questionei isso”, comentou.
Gláuber destaca que a 4° Ciretran, pelo volume de atendimentos, deveria ter um sistema informatizado próprio, sem depender de Teresina, que por vezes apresenta algum problema. “Como o sistema depende da capital, complica, pois as vezes cai, aí complica, gera um desconforto, um entrave para o Detran”, comentou.