O processo de preparação para as eleições municipais 2020 já movimentam o Cartório Eleitoral de Picos, localizado no bairro DNER. Nos últimos dias tem sido intensa a realização de procedimentos como transferências, revisões e alistamento que se estendem até o início de maio de 2020.
O chefe da 10ª zona do Cartório Eleitoral de Picos, Luís Borges, explicou que o fluxo de transferências deve aumentar ainda mais no primeiro trimestre de 2020. Segundo ele, o procedimento é rápido e um dos elementos básicos exigidos é a comprovação de vínculo com o município para o qual se deseja transferir o título.
“Nós estamos trabalhando arduamente em transferências, alistamento e revisões de títulos. Estamos com um volume significativo, mas acreditamos que nos primeiros meses do próximo ano já começa aqui a intensificar ainda mais essas procuras. Para transferir o título a documentação necessária é o eleitor comprovar o vínculo com o município por mais de três vezes. O vínculo pode ser comprovado com uma conta de água, luz em nome próprio, de pais, parentes próximos e também por vínculo de trabalho, patrimonial como casa ou terreno”, explicou o chefe do cartório.
Luís Borges
Em se tratando da organização para o processo eleitoral nos municípios, Luís Borges frisou que esta vem transcorrendo desde o encerramento da eleição passada.
“Na verdade a preparação de uma eleição ela ocorre assim que termina a última eleição. No dia seguinte a gente já começa a preparar a próxima eleição, é um processo longo que é necessário cautela, pois existem muitos detalhes que precisam ser observados. Nesse momento estamos voltados para o atendimento ao eleitor mesmo”, disse.
Criação de novas seções
As Eleições 2020 ainda reservam pequenas alterações, isso porque a Justiça Eleitoral reordenou e criou novas seções de votação na cidade de Picos. O Conjunto Luíza Gomes de Medeiros, o Morada Nova, no próximo pleito terá local de votação, assim como também ocorreu a transferência da seção no Povoado Várzea Grande para Morro Grande.
“As pessoas que desejam votar no bairro Morada Nova necessitam realizar a revisão para o local de votação. No início de janeiro iremos ao bairro para um atendimento descentralizado para facilitar que os moradores realizem o procedimento de forma mais acessível. Além disso, transferimos também a seção que funcionava numa escola em Várzea Grande para um Posto de Saúde no Povoado Morro Grande”, concluiu.