A programação de aniversário dos 129 anos de emancipação política de Picos segue movimentando a cidade com inaugurações e eventos culturais. Neste domingo (08 de dezembro), terceiro dia de atividades, foram realizadas a Missa em Ação de Graças e a inauguração da quadra de esportes no bairro Passagem das Pedras.
Neste ano, o tema da festa “Picos: 129 anos de histórias”, resgata as memórias e histórias da Cidade Modelo.
Seguindo com a programação de eventos, neste domingo, as atividades foram iniciadas logo às 9h, com a Missa em Ação de Graças pelos 129 anos de Picos na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. João Pereira e contou com a participação do prefeito de Picos, José Walmir de Lima, dos vereadores, secretários municipais, colaboradores da Administração Municipal e a população em geral.
O prefeito de Picos, José Walmir de Lima, destacou que a oração é um gesto concreto da gratidão diante das boas ações que o governo tem realizado pela cidade.
“Estamos aqui para agradecer a Deus, pois temos muitos pontos positivos. Tudo que realizamos na Administração, nós atribuímos como força e guia do Espírito Santo. Nessa programação não poderia faltar os momentos de agradecer a Deus com a missa, culto e inaugurar obras. Tudo isso reforça nosso compromisso e amor por Picos”, frisou o prefeito.

Pe. Walmir Lima
No período da tarde, as atividades continuaram com a inauguração da quadra de esportes do bairro Passagem das Pedras. O espaço leva o nome Valdemiro Antônio Leal “Seu Dida”.
“Essa quadra era um sonho da comunidade da Passagem das Pedras, dos bairros vizinhos, Cidade de Deus, Boa Sorte, que também vão usufruir deste espaço. Aqui hoje entregamos esta quadra ao tempo que também pedimos para a comunidade zelar por este espaço que é um bem para todos. Essa quadra não é minha, nem do prefeito, mas de toda a comunidade”, disse o secretário de Esportes, Adonai Venâncio.
Representando a família do homenageado “Seu Dida”, Carlos César de Sousa, destacou que a homenagem é uma forma de resgatar a memória do líder comunitário do bairro.
“Essa homenagem é uma forma de eternizar a memória de Seu Dida. Falar em Passagem das Pedras, é falar de Seu Dida, que as próximas gerações possam ter na memória o legado deste grande homem”, enfatizou Carlos César de Sousa.
Seguido da inauguração ocorreu o jogo amistoso entre as equipes de Morro Grande e Fátima do Piauí.