O projeto "Leitura, Biblioteca e Ação: o amor pela leitura como caminho para transformação pessoal" tem contribuído com a ressocialização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo de Defesa e Cidadania (CDC), em Picos. A iniciativa tem repercutido positivamente e está indicada ao “Prêmio Melhores Práticas”, organizado pelo Ministério Público do Estado do Piauí.
O "Leitura, Biblioteca e Ação: o amor pela leitura como caminho para transformação pessoal" é fruto de uma ação embrionária articulada em 2018, através de acadêmicos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Piauí. No entanto, em janeiro de 2019, o Ministério Público através da promotora Itanieli Rotondo Sá, do promotor Leonardo Fonseca e de ações solidárias reestruturou o espaço para leitura.
O coordenador do CDC, em Picos, Wilson Barroso Leal de Carvalho, falou da importância do espaço que incentiva a leitura e contribui para a humanização do Complexo.
“Através do projeto "Leitura, Biblioteca e Ação foi possível humanizar o ambiente e desenvolver ações pedagógicas. Hoje temos adolescentes de fato ressocializados, o que para gente é muito gratificante. Recebemos essa indicação ao prêmio com muita alegria, pois entendemos que estamos no caminho certo”, frisou o coordenador.

Wilson Carvalho ainda destacou que cerca de oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo receberam os primeiros certificados de participação em projetos de extensão da UESPI através do projeto Biblioteca, Leitura e Ação.
Prêmio Melhores Práticas do MP-PI
O prêmio "Melhores Práticas no Ministério Público do Estado do Piauí" visa identificar, reconhecer, estimular e divulgar práticas bem sucedidas que contribuam direta ou indiretamente para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O objetivo geral do prêmio projeto é valorizar membros e servidores da instituição, contribuindo para a replicação de boas experiências. Três projetos serão premiados. O resultado final será conhecido durante as festividades em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público, em dezembro