Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Centro de Ensino Mario Martins promoveu III Sarau Literário sobre autores nordestinos

Publicado em 21/10/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-db021f0b9d697c3f0f84.jpg
FA-IMG-db021f0b9d697c3f0f84.jpg
Alunos durante dramatização de obras literárias/Divulgação

 

O Centro de Ensino de Tempo Integral Mário Martins, localizado no Bairro Junco de Picos, promoveu nesta quarta-feira, 27 de novembro, o seu III Sarau Literário com o tema: “Somos nordestinos, sim, senhor!”. Através do projeto os alunos realizam uma viagem pela literatura do Nordeste. O sarau foi idealizado e coordenado pelas professoras de língua portuguesa Janaina Saraiva Varão e Maria dos Remédios Moura Luz.

A atividade é uma ação do Jovem de Futuro e teve início no mês de abril com a escolha e distribuição das obras por série. Ao longo do ano os alunos realizaram as leituras e sob a coordenação das professoras idealizadoras do projeto montaram suas peças.

O projeto teve por objetivo ampliar o conhecimento literário a partir das diversas formas de manifestações culturais, oportunizando ao aluno o uso da linguagem em diversas situações, valorizando seus talentos individuais e coletivos, despertando e desenvolvendo o hábito pela leitura.

Na ocasião foram dramatizadas as seguintes obras: O diabo religioso – Lourdes Ramalho; Cantiga popular – Margarida e Benedito – Cultura Popular; Adoráveis chifrudos – Carlos B. Filho; A guerra dos Cupins – José Afonso de Araújo Lima; Abrigo São Loucas – Arimatan Marins; O avarento – Ariano Suassuna e O Bem Amado – Dias Gomes.

O sarau é uma atividade que tem como intuito aproximar os alunos da literatura, através de atividades inovadoras e dinâmicas, de modo que permitam envolver a cultura e a criatividade a partir de diversos materiais e gêneros textuais e literários.

“Essa é uma atividade que visa resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, incentivar a produção de textos, apreciar músicas clássicas nordestina. São ações dessa natureza enriquecem toda comunidade escolar motivando a nova geração a conhecer a diversidade cultural presente na nossa literatura. Esse é um momento também de interação entre escola e comunidade. Estou muito feliz com os resultados alcançados pela nossa escola. Graças a Deus temos uma equipe docente e discente comprometida e competente”, destacou a diretora Irai Moura.

Diretora com equipe da escola

Já o coordenador da escola, André Bezerra, destacou potencialidade da equipe e dos alunos. “O III sarau literário mostrou o quanto de potencial que nossos alunos e professores podem alcançar. Tivemos um projeto planejado em etapas importantes desde a escolha do tema, das obras e autores, o que mostrou-se vital para o sucesso do evento. Contudo nossa alegria maior foi ver o entusiasmo dos alunos com atuação nas encenações. Pedagogicamente falando vejo que a metodologia utilizada mostra-se eficaz em virtude das habilidades e competências que são trabalhadas, bem como a oportunidade de possibilitar o protagonismo juvenil de nossos alunos”, finalizou.

O evento contou com a participação dos ex-alunos, o humorista Jackson Moura, e ainda, com a cordelista Luana. Ambos foram alunos da escola e que durante o III sarau voltaram para enriquecer e abrilhantar o evento.

 

Comentários