Desde que tomou posse na Secretaria de Defesa Civil de Picos, em julho desse ano, o ex-vereador Antônio Afonso, tem realizado um trabalho de prevenção com relação às encostas dos morros da cidade onde há grande número de moradores. Contudo, ele orienta a população que vive próximo aos muros de contenção, também chamados de muros de arrimo, que estejam deteriorados, a procurarem a prefeitura para que as medidas sejam tomadas.
“Nas encostas onde tem um casa próximo a um paredão que está próximo a cair, os moradores devem procurar o município e nós tomaremos as providências”, declarou.
Ele salienta que nesses últimos meses foram recuperadas escadas, galerias e muros de arrimo no Morro da Mariana, bairro Paroquial, Aerolândia e bairro São José, onde se encontra o maior número de habitantes. Tanto as galerias quanto os muros de contenção receberam uma atenção especial da sua pasta, na tentativa de evitar deslizamentos durante o período chuvoso.
Os muros de contenção tem essa função de impedir deslizamentos de terra nos morros, enquanto as galerias devem estar desobstruídas para garantir que a água flua até o Rio Guaribas, evitando que ela se acumule em algum ponto e comprometa a estrutura. Enquanto a secretaria realizava o trabalho de reforma, algumas pessoas pediam ajuda e apontavam outros paredões que precisavam ser reparados, o que era atendido.
O secretário e o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressista), tem ido constantemente às encostas para acompanhar o trabalho de reforma e vistoriar como estes ficaram após o trabalho. “Não medimos esforços para tentar solucionar os problemas para a população”, destacou Antônio Afonso.