Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Secretaria Municipal de Meio Ambiente embarga obra na Aerolândia

Publicado em 07/07/2013
Por Jailson Dias
917f6d1613bc1287a3c7d1ba68bb.jpg
917f6d1613bc1287a3c7d1ba68bb.jpg
Glauber fala do novo papel da Secretaria de Meio Ambiente/Jailson Dias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente embargou uma obra de construção no Morro da Aerolândia, mais precisamente no trecho que fica às margens da Avenida Severo Eulálio. O titular da pasta, Glauber Silva, informou que a obra foi embargada porque tratores estariam cavando o morro sem um planejamento ambiental, o que poderia gerar riscos futuros.

O nome da empresa não foi citado, mas o Secretário informou que esse processo de embargar a obra foi realizado junto com o Ministério Público Estadual. “Já notificamos o empresário e estamos em processo para explicar como ele deva proceder para conseguir ou não a licença por parte da SEMAN”, explicou Glauber.

A garantia de que a Secretaria de Meio Ambiente deva emitir as licenças ambientais para a realização de obras que possam afetar o meio ambiente foi assegurada pela aprovação do Código Ambiental apresentado pelo poder executivo e aprovado na Câmara Municipal de Picos. Projeto que gerou muita polêmica.

Glauber informa que nesse momento inicial de fiscalização das grandes obras podem ser percebidos muitos crimes ambientais sendo cometidos em Picos. Empresas estabelecidas há muito tempo sem ter a documentação devida. “Pedreiras, até empresas de mineração querendo se instalar na cidade sem nenhum documento, até empresas grandes tirando a areia do rio. Já fomos lá e notificamos para que eles venham aqui”, explicou.

O secretário informou que nesse primeiro momento do poder de fiscalização da SEMAN, as empresas que atuam sem licença serão convidadas a se dirigir a sede da secretaria para requerer a documentação, um processo lamentavelmente muito burocrático.

Comentários