Sábado, 05 de Outubro de 2024

Secretaria de Educação de Isaías Coelho comemora o Dia da Consciência Negra

Publicado em 10/10/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-1acdce81e1ea506877e7.jpg
FA-IMG-1acdce81e1ea506877e7.jpg
Diversas apresentaçoes foram desenvolvidas/Edson Costa

Com o apoio da Prefeitura de Isaías Coelho, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com a sua equipe de Coordenadores Pedagógicos, gestores, professores e alunos, realizaram nesta quarta-feira, 20 de novembro, em todas as Escolas Municipais da zona rural e na sede do município a culminância do Projeto Interdisciplinar: “África e seus contextos” que faz parte do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação.

Imagens zona rural!

Imagens zona urbana!

O projeto começou a ser executado desde o início do ano letivo, com data prevista da sua culminância no Calendário Escolar, para a data 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiram fugir da escravidão.

O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Demazinho; pelos vereadores José Ailton (Presidente da Câmara de Vereadores), Francisca Teixeira, Odair José, Ernanda Lima e Aline Moura; os secretários municipais de Educação (Rosa Nair Mauriz), da Assistência Social (Maria do Espírito Santo), de Saúde (Marizângela), da Agricultura (Crizângela), de Finanças (Edilene), de Transporte (Gildemar), de Cultura (Chico Novo), de Administração (Arisfagner Muniz) e de Esportes (Suzana Vieira); a Controladora do Município (Luzicleide Costa) e a Professora, Historiadora e Mestre, Katiuscy da Rocha.

Autoridades estiveram presentes

Estiveram também presentes o presidente da Associação Quilombola da localidade Fazenda Nova, Domingos Rodrigues de Sousa; o vice-presidente da Associação Quilombola da localidade Riacho Fundo, Francisco de Assis Bertolo; o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Valbério Mauriz de Moura Costa; a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Deilany de Sousa Barros Leal; a Supervisora de Ensino, Gardênia Mauriz; Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Funcionários Administrativos, Alunos, Pais de Alunos e toda comunidade em geral.

Pela manhã o evento aconteceu nas Escolas Municipais da Zona Rural: São Domingos e Otílio Manoel Rodrigues (Povoado São Domingos); Francelina Pinheiro (Povoado Recreio); Paulo VI (localidade Riacho Fundo); Euclides Rodrigues Filho (localidade Porcos); Luiz Nicolau da Silva (localidade Fazenda Nova); Francisco Ibiapino Ferreira (localidade Sapé); D.João VI (localidade Lagoa da Forquilha); Manoel Amâncio (localidade Cana Brava). 

Comemoração aconteceu também na zona rural

Na parte da tarde foi realizado no Ginásio Poliesportivo “Vicente Carlos Neto”, na zona urbana, ocasião em que participaram alunos das escolas Pré-Escola Vovó Emília (com a participação de alguns alunos da Escola Municipal Joaquim Pinheiro Neto, da localidade Caraíbas); Lauro Coelho Ferreira – Sede e Anexo (com a participação de alguns alunos da Escola Municipal Joaquim Pinheiro Neto da localidade Caraíbas) e EJA; e ainda, Nelson Moura Fé.

Comemoração na zona urbana

Nas escolas da zona rural e na Sede teve a participação de convidados para falar sobre a importância desse dia. Bonitas apresentações aconteceram no evento: Declamações de poemas africanos, peça teatral, danças, desfiles de roupa africanas, danças de capoeira, além de exposição de todo material produzidos pelos alunos e de objetos que retratam a cultura afro, oficina de maquiagem e de penteados afros.

Em sua fala a Supervisora da Rede Municipal de Ensino, a professora Gardênia Mauriz, disse que o referido Projeto proporcionou aos alunos conhecer a importância dos descendentes africanos na constituição da sociedade brasileira e a valorização da cultura e da história dos povos afro-brasileiros. E que a equipe Pedagógica das Escolas considera o Projeto, ser de extrema importância para a Educação do município de Isaías Coelho, onde se encontram sete (07) comunidades que se declaram e assim são reconhecidas como Quilombolas segundo o decreto 4887/03, inserindo na rotina educacional atividades de inclusão dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira enriquecendo o cotidiano escolar de um contexto antirracista, preparando formas de superação da discriminação e do preconceito raciais.

Gardênia Mauriz, supervisora

“Tivemos uma colaboração efetiva de todos os profissionais das referidas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Isaías Coelho, destacando os professores dos componentes Curriculares: de Arte, Educação Física e Ensino Religioso. Nossa palavra é de gratidão. Reconhecemos que esse resultado é fruto de um esforço coletivo e muita dedicação de todos os envolvidos”, disse Gardênia Oliveira.

A supervisora agradeceu também ao prefeito Dr. Eudes pela confiança e por não medir esforços no sentido de dar condições para que a equipe busque sempre uma educação de qualidade.

Gardênia e as secretárias Rosa Nair, Espírito Santo e Marizângela

“Agradecemos também o empenho e dedicação de todos que colaboraram para a realização deste Projeto, a nossa Secretária Municipal de Educação Rosa Nair e a sua Equipe Técnica da Secretaria de Educação,  a secretária da Assistência Social, Espírito Santo,  que sempre colabora com as ações da Secretaria Municipal de Educação, as Equipes Gestora e Administrativa das nossas escolas participantes deste evento, os nossos professores, Mediadores e Facilitadores do Programa Mais Educação, os professores Assistentes do programa Mais Alfabetização, os nossos alunos e a todos que direto ou indiretamente deram a sua parcela de contribuição para a realização deste Projeto”, finalizou a coordenadora.

 

Comentários