Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Paquetá do Piauí realiza I Encontro da Consciência Negra

Publicado em 10/10/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-25144be0a7bf855d0b2b.jpg
FA-IMG-25144be0a7bf855d0b2b.jpg
Representantes dos quilombolas durante apresentação/Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A Prefeitura de Paquetá do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta quarta-feira, 20 de novembro, o I Encontro da Consciência Negra, com o tema: ‘Religião Negra’. As atividades aconteceram na Quadra Poliesportiva “Francisco Rodrigues da Silva” e foi voltado para toda população municipal, contudo, em especial aos moradores das comunidades quilombolas, Custaneira, Tronco, Canabrava e Mutamba.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

O secretário de educação, José Diomar, destacou que o município de Paquetá possui quatro comunidades quilombolas e as mesmas, são bem atuantes.

Diomar afirmou ainda que após muitas conversas com autoridades e representante das comunidades quilombolas, foi decidida a elaboração e votação do Projeto de Lei que instituiria o feriado nas escolas municipais, para que todos se juntassem e realizassem estas atividades alusivas ao 20 de novembro, onde na ocasião, as comunidades quilombolas apresentariam suas diversas manifestações culturais.

José Diomar, secretário de educação

O vereador responsável pela autoria do referido Projeto de Lei foi Reginaldo Moura. Ele nos contou o que lhe motivou a lutar por esta causa de ir buscar a aprovação deste projeto na Câmara de Vereadores.

Vereador Reginaldo

“Desde quando fui estudante, eu já entendia muito a respeito da história dos quilombolas, principalmente o Zumbi dos Palmares. Hoje eu vejo no que se refere à integração do povo brasileiro, que muitas coisas deixam a desejar, como manifestações de racismo. Daí eu percebi que este requerimento que foi aprovado por unanimidade na Câmara, seria muito benéfico para estas comunidades. E com este primeiro encontro vamos procurar nos integrar cada vez mais com estas comunidades. Somos todos iguais e a sociedade precisa aceitar isso”, afirmou o vereador.

O encontro teve início com a formação de honra e execução dos hinos nacional e municipal. Diversas atividades foram realizadas, dentre elas voltadas para a música, política, religião e a gastronomia entre outras áreas influenciadas pela cultura negra.

Autoridades prestigiaram evento

O representante das comunidades quilombolas de Paquetá do Piauí, Arnaldo de Lima, conhecido como Naldinho, que também atua em movimentos quilombolas a nível estadual e nacional, destacou como tem sido as lutas da comunidade negra, na busca por direitos e inserção social.

Naldinho

“Na nossa luta e na nossa resistência, buscamos a garantia dos direitos da população negra, em celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Esperamos ter esse reconhecimento e que possamos ser respeitados por todos. Esse debate não pode ser só uma vez por ano, temos várias ações sociais dentro das comunidades, e realizamos intercâmbio a nível estadual, nacional e até internacional. Já encontramos muitas dificuldades, mas nossa resistência é maior e hoje estamos celebrando vitórias”, falou Naldinho.

O prefeito de Paquetá do Piauí, Dr. Thales Pimentel, é um dos apoiadores do encontro e demonstrou estar motivado a contribuir cada vez mais para o fortalecimento e engajamento das comunidades quilombolas.

Dr. Thales, prefeito de Paquetá do Piauí

“É com grande satisfação que hoje estamos celebrando o feriado com o Dia da Consciência Negra. Paquetá é composta em sua maioria com pessoas que possuem antepassados da cultura negra, pessoas quilombolas. Com isso, temos um marco histórico no município. Temos amor e satisfação de dizer que somos provenientes de uma cultura negra e de comunidades quilombolas. A partir deste ano vamos comemorar com festas, sempre lembrando da nossa cultura”, finalizou Dr. Thales Pimentel.

Além dos personagens apresentados na reportagem, outras autoridades municipais participaram do encontro como a primeira-dama, Yara Portela; Vereadores Reginaldo Moura, Francisco Custódio, Gdson, ex-vereador Waldemar Moura; Supervisora da Educação, Rejane Albano; Coordenadora Francisca Expedita; Diretor José Acelino; Assistente da educação, Luana Moura e o Secretário de Agricultura, Antônio Eugênio. O encontro ainda contou com representantes dos quilombolas de Santa Cruz do Piauí.

Comentários