Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Todos os vereadores estiveram presentes em apenas quatro sessões ordinárias

Publicado em 06/07/2013
Por Jailson Dias
cbd1142a61a858c9cbf27196cdcc.jpg
cbd1142a61a858c9cbf27196cdcc.jpg
Muitas ausências nas sessões ordinárias da Câmara/Jailson Dias

A Câmara Municipal de Picos entrou em recesso no último dia 11 de julho, com previsão de voltar aos trabalhos legislativos na primeira semana de agosto. Ao longo das 19 sessões ordinárias – quando os vereadores se reúnem às quintas-feiras para apreciação e votação de projetos – muitas faltas foram registradas. Em apenas quatro sessões o plenário contava com os seus 15 representantes eleitos pela população picoense.

O ex-presidente da Câmara Municipal no biênio 2010/2012, vereador Iata Ânderson (PSB), carrega o triste título de vereador mais faltoso. Após levantamento das atas das sessões ordinárias ficou registrado que Iata faltou 10 sessões, inclusive a última. Em segundo lugar vem o vereador Diógenes Medeiros (PPS), com sete faltas. Contra Diógenes pesa ainda o fato de ter sido o mais faltoso nas sessões extraordinárias, quando ficou de fora de cinco das sete sessões realizadas nesse primeiro semestre de 2013.

Em terceiro lugar dentre os mais faltosos encontra-se o vereador Antônio Afonso (PP), hoje, na oposição ao governo Kleber Eulálio. Antônio Afonso faltou cinco sessões ordinárias. A partir daí existe um equilíbrio entre os demais parlamentares, cujos números variam de uma a quatro faltas.

Em entrevistas anteriores, quando as suas faltas já começavam a repercutir, o vereador Iata Anderson justificava através de plenário que a ausência dos trabalhos do poder legislativo não significa que não estivesse trabalhando. Segundo Iata as suas faltas foram motivadas por estar desenvolvendo trabalhos outros pela região de Picos, algumas vezes acompanhando o governador Wilson Martins (PSB).

Os campeões de assiduidade nos trabalhos realizados em plenário são os vereadores: Wellington Dantas (PT), Simão Carvalho (PMDB) e o discreto Maté (PSL). Os três não faltaram uma única sessão ordinária ou extraordinária durante o primeiro período legislativo de 2013.

Para todos os vereadores a avaliação geral desse primeiro semestre foi positiva, algo que não representa surpresa, até oposicionistas como a vereadora Fátima Sá (PSDB) declararam que espera a aprovação de seus projetos e requerimentos, mas que ainda é cedo para pressionar o poder executivo nesse sentido.

Ao longo desses primeiros meses foram aprovados 51 projetos, 11 do poder executivo e 40 dos vereadores. Foram aprovados também 290 requerimentos, destacando-se a realização de sete audiências públicas e oito sessões solenes.

Comentários