A Câmara Municipal de Picos promoveu na tarde desta terça-feira, 05, uma sessão solene em homenagem ao professor Inácio Baldoíno de Barros. Contando com a presença de inúmeras autoridades, amigos e familiares, vários oradores se sucederam na tribuna em palavras de enaltecimento ao professor que deixou um vasto legado na educação e na política picoense.
O professor Inácio Baldoíno faleceu na tarde da segunda-feira, 04, no Hospital São Paulo, em Teresina, onde estava internado há 15 dias. Ele tinha 86 anos e há pouco mais de um mês foi o homenageado no Salão do Livro do Vale do Guaribas de Picos (SaLiVaG).
A sua partida ocorreu sete meses depois do falecimento da sua esposa Amparo de Araújo Barros, com quem teve 4 filhos: Inácio Barros Filho (já falecido), José Nicodemos de Araújo Barros (Já falecido), Francisco Carlos de Araújo Barros (Ir. Carlinhos) e Eugenia Maria de Araújo Barros. Ele criava dois netos: Patrick Barros Aquino e Petrosyan Barros Aquino.
Além de professor, membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP) e diretor da Uespi – Campus Professor Antônio de Barros Araújo, Inácio Baldoíno também militou na política. Ele foi vereador por quatro mandatos consecutivos e exerceu a presidência da Câmara Municipal de Picos, embora sempre tenha destacado que a educação era a sua vocação.
O neto do professor Inácio Baldoíno, Levi Barros, ressaltou o legado deixado pelo seu avô. “É um dia triste, mas também devemos reconhecer tudo aquilo que ele prestou para a sociedade picoense e piauiense; um grande legado na área do ensino, da educação e na área familiar”, comentou.
Levi Barros
Dentre os vereadores estiveram presentes o presidente do legislativo, Hugo Victor (MDB), vice-presidente Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), Toinho de Chicá (Progressistas), Francisco das Chagas de Sousa (PTB), Zé Luís (PTB), Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB), Dedé Monteiro (PPS) e o suplente Antônio Moura (PC do B).
Estiveram presentes ainda os ex-prefeitos Gil Paraibano e José Neri de Sousa, além da secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, e o presidente da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), Vilebaldo Rocha.
Em entrevista, o ex-prefeito Gil Paraibano destacou o trabalho prestado por Inácio Baldoíno tanto na política como na educação. “O professor Inácio foi um homem íntegro, como vereador, professor, foi uma perda muito grande, pai de família, criou um exemplo de família, um grande cidadão que Picos perdeu”, comentou.
Gil Paraibano
O ex-prefeito José Neri de Sousa falou sobre a dedicação do professor Inácio. “Ele era uma pessoa muito ativa, gostava muito de participar de tudo no mundo, então Picos perde muito, uma lenda, um homem culto, preparado, honesto”, declarou.
Após o fim da sessão solene haverá a missa de corpo presente na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e em seguida o sepultamento no cemitério São Pedro de Alcântara.
José Neri de Sousa

Professor Inácio Baldoíno quando da sua homenagem no SaLiVaG