O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) já registrou 149 casos de sífilis desde janeiro até o mês de outubro desse ano. Desses, 63 foram registrados em homens, 42 em mulheres e 24 em gestantes. A informação é da coordenadora do CTA, Isabel Fontes, que alerta para os casos de sífilis congênita, quando a doença é transmitida da mãe para o bebê, o que pode ocorrer quando a gestante está doente e não sabe.
A ausência de tratamento no caso das gestantes pode resultar em má formação do feto. “Por isso pedimos às gestantes que nos procurem; elas farão os exames em dois momentos na gestação, no primeiro trimestre e depois no terceiro trimestre para que o bebê não nasça com a doença”, explicou a coordenadora.
Isabel Fontes lembra que a sífilis é uma DST que possui tratamento e cura. Este é feito através de medicamentos injetáveis e é breve, em até um mês o paciente está curado. “Quando você faz o tratamento que é com antibiótico injetável, já fica curado, e temos que orientar para que o parceiro faça o exame também, porque quando apenas um faz o exame, pode haver a recontaminação”, explicou.
Combate
Na manhã da quarta-feira, 30, o CTA promoveu uma ação de combate à sífilis na Praça Josino Ferreira. Uma equipe passou a manhã colhendo o sangue das pessoas e entregando o resultado ali mesmo, que era emitido em 10 minutos. Também foram realizados exames de hepatite B e C.
Quando surgia algum caso, a equipe encaminhava o paciente até o CTA, que fica na Rua Cel. Francisco Santos, quase em frente ao Armazém Paraíba. De lá era agendado a consulta médica e a pessoa já podia iniciar o tratamento.