Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025

Vera Medes promove VI Conferência de Saúde e debate SUS

Publicado em 05/07/2013
Por Jailson Dias
a1f8ee030489e08f619677c513c5.jpg
a1f8ee030489e08f619677c513c5.jpg
Conferência debateu saúde pública/Jailson Dias

Durante toda esta sexta-feira (19/07) gestores públicos, profissionais, sociedade civil organizada e população em geral estiveram reunidos no auditório da prefeitura municipal para debater o Sistema Único de Saúde (SUS) na VI Conferência Municipal de Saúde de Vera Mendes. A conferência tinha dois eixos principais, o tema geral: “A Saúde que temos e a Saúde que queremos”, e o subtema: “O SUS é meu, seu e de todos”. Ao final do dia foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde.

A conferência é uma promoção do poder executivo municipal, dessa forma o prefeito Milton da Silva Oliveira (PR) fez a abertura oficial dos trabalhos. Em entrevista ele enfatizou o seu desejo de uma Saúde pública de qualidade para a população de Vera Mendes. Ao longo desses meses de gestão ele enfatizou a busca para que todos os serviços sejam oferecidos, desde acompanhamento médico, nutricional, fisioterapêutico, odontológico.

Após a abertura da conferência a secretária de Saúde, Gardênia da Silva Oliveira, fez uma explanação didática das realizações desses primeiros meses de administração, frisando: 2449 consultas médicas; 84 exames de prevenção de câncer no colo do útero; 78 mamografias; 25 exames em crianças; 177 crianças foram vacinadas; 446 pessoas vacinadas contra a gripe; 97 consultas em crianças; 3.548 verificações de hipertensão; 38 testes de glicemia capilar; 685 consultas odontológicas; 94 próteses dentárias; 48 visitas sanitárias; 04 licenças sanitárias; 587 consultas fisioterapêuticas; 15 cirurgias.

Confira as imagens

A Secretária de Saúde enfatiza que houve toda uma organização para a realização dessa conferência, tendo sido realizadas duas pré-conferências, uma na localidade Jiboia - maior povoado da zona rural - e a outra na zona urbana do município. Ela cita que há avanços a serem conquistados nos próximos meses, mas enfatiza que muito já foi realizado na área da saúde.

“Eu menciono toda a organização da equipe de Saúde, pois temos profissionais de Saúde durante toda a semana. Centrais de marcação de exames de consulta e acessibilidade para todos”, destacou. Segundo Gardênia o atendimento médico pode ser verificado de segunda a sexta-feira. O tratamento odontológico acontece nas segundas, terças e quartas-feiras.

Após as falas iniciais foi lido para a assembleia geral o Regimento Interno da conferência, recebendo aprovação unanime dos presentes. A secretária Gardênia ainda fez a entrega dos uniformes para os agentes comunitários de saúde. Ela frisa que os mesmos são de manga longa, uma garantia de proteção contra o sol. Receberam ainda um aparelho de pressão para cada. Além do anúncio do direito de férias remuneradas, algo, que segundo a secretária, eles não tinham.

Os profissionais que trabalham nos postos de saúde da família, médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, também receberam um kit com o famoso “jaleco” branco de trabalho.

As palestras do dia foram ministradas pela enfermeira Maria José de Macedo Castelo Branco, que trabalhou o tema: “A Saúde que temos e a Saúde que queremos”, e o enfermeiro Weuton Kleuton Alves Dantas de Siqueira que abordou a temática: “O SUS é meu, seu e de todos”. Na ocasião muito foi debatido sobre o SUS, como o maior programa de saúde pública do mundo, presando por uma Saúde preventiva, e não meramente curativa, frisando-se que todos dependem em algum momento desse sistema.

Comentários