Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Em Picos, presidente do TRE-PI fala sobre necessidades da Justiça Eleitoral no Estado

Publicado em 02/09/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-31b4aa9dd7a6f431ea44.jpg
FA-IMG-31b4aa9dd7a6f431ea44.jpg
Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho/Jailson Dias

Em Picos, na manhã desta quinta-feira, 24, onde preside o I Seminário Itinerante da Justiça Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Francisco Antônio Paes Landim Filho, falou sobre as principais necessidades das zonas eleitorais no interior do Estado. Ele informou que desde o ano passado, vários seminários tem acontecido em cidades polos do Piauí para sanar as principais dificuldades.

O I Seminário Itinerante da Justiça Eleitoral está sendo realizado no auditório do Cartório Eleitoral de Picos, localizado no bairro DNER.

O desembargador citou que tem buscado a reestruturação dos serviços do cartórios, para que obtenham maior eficiência.  “Eles lutam contra dificuldades e elas precisam ser amenizadas, e já tomamos providências, como a entrega de veículos a metade dos cartórios do Piauí para que os servidores possam se deslocar”, informou.

Francisco Antônio Paes Landim relatou que a situação é mais grave no sul do Estado, onde existem regiões onde as comarcas foram extintas, o que representou a ausência de atendimento a população. “Nós adquirimos e vamos fazer a entrega a população de um cartório itinerante, que vai atender a população mais carente”, declarou.

Sobre as regras para as eleições municipais de 2020, o desembargador afirmou que a fiscalização será atuante para coibir infrações contra a legislação eleitoral.

Incorporação de zonas

O presidente destacou que votou contra a extinção de comarcas no Piauí, medida adotada nos últimos anos e que reverberou na Justiça Eleitoral, culminando na incorporação de Zonas Eleitorais. “Todos tem direito a justiça, e ela precisa estar presente nas principais cidades do Estado, e penso que implicou na incorporação de zonas, que não me pareceu adequada”, destacou.

Prestação de contas

Segundo o desembargador ainda existem no TRE mais de 3 mil processos de prestações de contas referentes as eleições de 2016. Ele espera extingui-los até o final do seu mandato.

Comentários