Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Prefeitura e UFPI se unem pela abertura da Policlínica

Publicado em 04/07/2013
Por Jailson Dias
fc5c647aa84cc0224cdb04eb2fc2.jpg
fc5c647aa84cc0224cdb04eb2fc2.jpg
Prefeito e Alveni Barros se reuniram na UFPI/Jailson Dias

As mobilizações sociais que vem marcando Picos nos últimos dias estão de fato surtindo efeito. Na manhã da segunda-feira (15/07) o prefeito Kleber Eulálio e a diretora da UFPI, professora Alveni Barros, sob a mediação da secretária de Planejamento, professora Oneide Rocha, se reuniram na sede do poder executivo para tratar sobre a Policlínica. Ao final ficou acertado que as duas instituições se unirão para lutar pelo efetivo funcionamento da clínica, cujo prédio foi concluído ainda em 2009.

O prefeito Kleber Eulálio disse entender que vem sendo do interesse da sociedade picocense que a Policlínica seja aberta, destacando o novo motivo que é o anseio de setores da sociedade picoense pela vinda do curso de medicina.

“Essa Policlínica foi construída por uma ONG (Pró-Brasil) e juridicamente pertence a Secretaria Estadual de Saúde que constituiu uma Organização Social (OS) para gerenciar essa clínica, então vamos buscar – prefeitura municipal e UFPI – junto a Secretaria de Saúde as informações sob essa Organização Social o que será necessário para que essa policlínica funcione”, declarou o prefeito.

O prefeito procurou enfatizar que cabe a Secretaria Estadual de Saúde a administração daquele prédio e não a Secretaria Municipal de Saúde. “Ao contrário do que alguns tentam colocar na opinião pública, alguns o fazem por desconhecimento e outros por má fé. Então vamos buscar o que está faltando para saber o que ela precisa e o que está faltando funcionar e tratar também sobre o hospital regional, cujas obras paralisaram”, explicou.

Após a reunião da manhã da segunda-feira (15/07) o prefeito deixou claro que a Policlínica poderá funcionar nos próximos meses, portanto, muito antes da conclusão das obras do novo hospital regional, que estão em apenas 20%.

A professora Alveni Barros se disse surpreendida com a receptividade encontrada na prefeitura de Picos. Ela agendará uma reunião em Teresina envolvendo o reitor da UFPI, professor Arimatéia Carvalho; o Secretário de Saúde, Hernani Maia e o representante da ONG Pró – Brasil, Uwe Weibrecht.

“Juntos veremos o que compete a cada um desses órgãos, pois são três obras de grande importância: finalizar a Policlínica, construção do hospital e os preparativos para que possa vir o curso de medicina para a Universidade Federal”, explicou Alveni.

Ambos, prefeito Kleber e a professora Alveni Barros, enfatizaram que essa campanha não é eleitoreira. Com isso a Policlínica deverá funcionar para aquilo que foi originalmente concebida, exames de média e alta complexidade.

 

Comentários