Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Confira os bastidores na coluna DE OLHO

Publicado em 03/07/2013
Por Jailson Dias
14a99ea2d024d4accd83a3537ebd.jpg
14a99ea2d024d4accd83a3537ebd.jpg
/

UNIÃO

As manifestações que aconteceram em Picos começam a surtir efeito. A prefeitura e a UFPI devem unir forçar para conseguir a abertura da Policlínica, fechada desde 2009, quando a obra foi concluída. Os poderes públicos também prometem lutar para que as obras do novo e necessário hospital regional sejam retomadas. A população de Picos e região anseia por isso. Nada como um pouco de pressão social para fazer as coisas acontecerem.

 

DESABAFOS

O encontro realizado no auditório antigo da UFPI, na noite da sexta-feira, 12 de julho, foi marcado por desabafos. Todo mundo queria falar de sua indignação com o não funcionamento da Policlínica de Picos. Muitos, inclusive a deputada estadual Tasmâna Gomes de Medeiros, Belê (PSB), acusaram os médicos de terem impedido o funcionamento daquele prédio. Sobrou para a secretária de Saúde Ana Eulálio, que quase foi vaiada pelo auditório inteiro.

 

DESCRÉDITO

Audiências Públicas representam a possibilidade de debater problemas graves e buscar soluções urgentes, mas não é isso que tem acontecido. Muitas pessoas mostram descrédito com essas reuniões promovidas pelos vereadores picoenses, alguns dentre os próprios vereadores também não acreditam mais nesse tipo de evento. Esperam-se soluções mais concretas e não promessas.

 

ESTRANGEIROS  

A classe médica de todo o país encontra-se em polvorosa por conta do programa “Mais Médicos” do governo federal que preconiza pela vinda de médicos de outros países. Até em Picos pode-se sentir a animosidade contra esse programa que conta com apoio de parte significativa da população, uma vez que ainda são muitas as pessoas que não tem o devido acompanhamento. Pelo menos 127 cidades do Piauí deverão receber os serviços dos médicos estrangeiros.

 

 

MÃO ÚNICA

A ponte Mestre Raimundo Duarte, que fará a ligação entre o centro de Picos e o bairro Boa Vista, está em vias de inauguração. A construção promete desafogar parte do trânsito da cidade e facilitar o acesso ao futuro mercado público, previsto para ser concluído nesse ano de 2013. O problema é que a ponte é estreita e, portanto, comportará a passagem de apenas uma fila de automóveis, ou seja, em apenas uma mão de tráfego. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) está realizando um estudo para saber qual a melhor forma de utilização da obra. Uma pena, o problema será solucionado apenas em parte.

 

APOIO

Dois pré-candidatos a governador do Piauí estiveram em Picos durante o final de semana, o vice-governador Moraes Souza (PMDB) e o senador Wellington Dias (PT). Ao que parece a importância do prefeito Kleber Eulálio (PMDB) se mantém, uma vez que o mesmo tem influência nos votos da população de Picos e região. Também aumenta a pressão, para saber se o mesmo apoia o partido, ou uma candidatura mais viável. É esperar pra ver.

 

CRÍTICAS

Os últimos dias do São João de Picos, promovido na Avenida Severo Eulálio, foram um sucesso de público. Muita gente compareceu aos dois dias de evento, mas como nem tudo são flores as pessoas queixaram-se da duvidosa qualidade do som na noite do sábado. Uma das principais reclamações era de que não se podia nem conversar. Esperamos que na próxima, as bandas sejam melhores.

 

ALUGA-SE

Um transeunte mais atento que ande com frequência pelo centro de Picos pode notar um grande número de casas postas a venda. As explicações mais comuns são que a construção do residencial Morada Nova livrou muitas pessoas do aluguel. E vêm aí mais 1000 casas do Programa Minha Casa, Minha vida. Será que o valor dos imóveis em Picos começará a recuar?

 

Comentários