Na manhã desta quarta-feira (16) os conselheiros e conselheiras eleitos para o Conselho Municipal de Picos biênio 2019-2021 tomara posse. A solenidade foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Picos.
Participaram do evento o prefeito de Picos, José Walmir de Lima, o secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, os vereadores Simão Carvalho, Rinaldinho, a diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CEIM), Maria Santana, o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo Silva, conselheiros e conselheiras municipais de Saúde.
O Conselho Municipal de Saúde de Picos, criado pela Lei Municipal nº 1.749, de 24 de agosto de 1993, com suas alterações, constitui-se em instância colegiada, deliberativa e permanente do sistema único de saúde no âmbito municipal. A entidade é composta por representantes do governo e dos prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos, dos trabalhadores da saúde e dos usuários de serviços de saúde, cuja representação será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Membros do Conselho tomam posse
O secretário de Saúde de Picos, Waldemar Santos Júnior, destacou que o Conselho Municipal de Saúde é referência para o Piauí no tocante à sua forte atuação frente a política de saúde ofertada a comunidade.
“O Conselho é muito importante para a Saúde e controle social, onde estão os segmentos da sociedade que vão fiscalizar as ações da saúde local, dando sugestões e também fiscalizando. Eu na condição de secretário também sou membro do Conselho, gosto sempre de participar de todas as reuniões porque sei da importância da entidade. O Conselho deve funcionar com muita responsabilidade, isenção nas suas ações, entendo este como um parceiro que vem auxiliar na administração”, disse o secretário.
Dr. Júnior, secretário de saúde de Picos
O psicólogo e membro do Conselho Municipal de Saúde, Evilásio Moura, destacou que na condição de membro buscará atuar com reponsabilidade e acompanhar de perto as ações em saúde no município.
“Já participei duas vezes do Conselho, uma das fui presidente eleito. Estou voltando representando a APAE e esperamos que a nova composição desenvolva um bom trabalho no sentido do controle social das entidades governamental e não governamental. Que possamos fazer uma fiscalização, um bom acompanhamento da Saúde do nosso município”, afirmou o conselheiro.
Evilásio Moura
O prefeito de Picos, José Walmir de Lima, empossou os conselheiros ressaltando a importância do trabalho que os mesmos realizarão para o município.
“Que Deus abençoe os novos conselheiros e conselheiras que tem pela frente a missão de fazer o controle social e fiscalizar os serviços em saúde ofertados no município. Os membros que representam os mais diversos segmentos possam atuar com responsabilidade, ética e imparcialidade”, frisou o gestor.
Walmir Lima, prefeito de Picos
O processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde foi iniciado no dia 27 de agosto com a nomeação da comissão eleitoral e culminou com a plenária eleitoral realizada no dia 30 de setembro, onde foram renovados 71,8% dos membros.
Vale ressaltar que cabe ao Conselho de Saúde fortalecer a participação e o controle social no SUS e mobilizar e articular a sociedade de forma permanente na defesa dos princípios constitucionais que fundamentam o Sistema Único de Saúde.