O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) recebeu na semana passada o aparelho “GeneXperte”, que vai dinamizar a entrega dos resultados de exames de “carga viral” para os pacientes que são portadores dos vírus HIV e da Hepatite C. Antes, a coleta do sangue acontecia aqui na cidade e o material era mandado para Teresina– PI, e o resultado só era conhecido em 20 dias, mas agora podem ser entregues em questão de minutos.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, a aquisição desse equipamento aconteceu através do Ministério da Saúde. Ele informou que o aparelho permite saber como está a carga viral do paciente, o que significa saber se o tratamento está sendo eficiente. Caso a carga viral esteja muito elevada, o tratamento precisa ser melhorado.
Dr. Júnior também destacou que o aparelho reduz a temida janela imunológica, que trata-se do tempo entre o momento em que a pessoa é contaminada com vírus HIV e de quando ele é detectado através de exame. Esse tempo médio é de 21 dias, mas com os exames possíveis com esse aparelho, esse tempo cai para seis dias. “É um avanço grandioso, aqui para o CTA e para a cidade de Picos”, declarou.
A coordenadora do CTA, Isabel Fontes, informou que esse aparelho só é encontrado em Picos, nem Teresina existe um similar.