Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Secretaria de Saúde de Picos realiza I Caminhada em Combate ao Crack‏

Publicado em 02/07/2013
Por Jailson Dias
b8f014d62fb426d70821b9dfabae.jpg
b8f014d62fb426d70821b9dfabae.jpg
Caminhada reuniu dezenas de pessoas/SMS/SAÚDE

A conscientização a respeito do crack foi destaque na manhã desta terça-feira na I Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Crack, comemorado hoje, dia 16. A ação, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS´AD), órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, reuniu dezenas de pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas da cidade. Participaram da caminhado a Secretária Municipal de Saúde, Ana Eulálio, e o prefeito Kleber Eulálio.

O Evento teve inicio às 8 horas, com concentração em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Com o objetivo de chamar a atenção para o combate ao uso de entorpecentes, durante todo o trajeto foi realizado a distribuição de panfletos com orientações sobre os perigos e consequências do uso do Crack.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS´AD), Michelly Nobrega, o município de Picos resolveu a partir de agora acordar, começar a arregaçar as mangas e levantar essa bandeira de luta contra o crack, realizando essa caminhada que é uma atividade de prevenção contra. O objetivo foi chamar as famílias para responsabilidade da conversa com os jovens, adolescentes e infelizmente as crianças, já que a idade média para se entrar no mundo das drogas é nove anos.

“Agente quer avisar para as famílias, sensibiliza-las que o crack existe, a acessibilidade é fácil devido ao baixo custo e esta disseminado no município de Picos, o CAPS é o único dispositivo na cidade que trata da droga propriamente dita, mas agente precisa tratar de prevenir, porque quanto mais as crianças forem alertadas, conscientizadas, não só pela educação porque também é papel das escolas, não só pela saúde, mas também pelas famílias é o melhor caminho”, ressaltou a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS´AD), Michelly Nobrega.

A proposta da passeata foi também mobilizar vários órgãos para que possam atuar juntos no enfrentamento e, sobretudo, o cuidado aos usuários. Além disso, tem como finalidade apresentar às famílias formas de prevenção, apontando alternativas de combate ao crack, alertando também o público jovem sobre os perigos do consumo do crack para a saúde física e psicológica.

A ação foi desenvolvida em parceria como a Prefeitura de Picos, a Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação (SEME) e a Coordenadoria da Juventude. Com o apoio da 3º BEC, Policia Militar, Conselho Tutelar, Grupo Esperança Viva – GEV, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, Ronda Cidadão e Igreja Católica. O evento contou também com apresentações culturais, na Praça Felix Pacheco com o grupo de dança Fantastic Dance do bairro parque de exposição.

Segundo padre Gregório Lustosa, pároco da igreja de Nossa Senhora dos Remédios e parceiro do evento, uma caminhada como essa chama a atenção da sociedade, chama a atenção das autoridades, dos familiares e chama atenção também dos empresários para que possamos dar as mãos e implementar ações de combate realmente a essa droga que esta devastando o nosso povo.  

“Eu vejo essa caminhada com bons olhos, e é por isso que estou aqui vestindo essa camisa, porque nós não podemos ignorar, não podemos cruzar os braços e se combate assim com a participação de muita gente, aqui nos temos que envolver a própria juventude, envolver as famílias e envolver os empresários, as autoridades, combate as drogas é feito em um trabalho em conjunto, envolvendo toda a população, por isso essa caminhada eu faço votos de que ela possa realmente chamar a atenção de todo o povo de Deus”, frisou Padre Gregório.

Comentários