Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Operação da PRF apreende 26 ônibus em apenas um dia no Piauí

Publicado em 02/07/2013
Por Marta Soares
4fd28bbb0f46a6e3b000406239a2.jpg
4fd28bbb0f46a6e3b000406239a2.jpg
/

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização do transporte remunerado de passageiros. Só no primeiro dia da operação, nesta segunda-feira (15), após 47 abordagens, 26 ônibus foram apreendidos. Entre as principais irregularidades estão a falta de autorização para circular e principalmente sobre as condições de segurança.

Um exemplo é um micro-ônibus que veio de Altamira, no Pará, com destino à Fortaleza (CE), que foi apreendido em Teresina porque não tinha autorização para fazer viagem interestadual.

“A gente está impedido de prosseguir ou voltar porque eles estão exigindo um documento no qual nós não conseguimos, que é uma liberação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Então a gente vai ter que ficar com esse carro preso dentro de casa porque a ANTT não permite a gente viajar?”, questiona Divino Sousa, aposentado e passageiro do micro-ônibus.

A meta, segundo a PRF, é fiscalizar até o fim da semana todos os ônibus e vans intermunicipais e interestaduais que circulam por Teresina. “A operação é específica. Todos os policiais de plantão estão voltados a essa fiscalização. Nós já encontramos aqui ônibus sem a mínima condição de segurança, com placas pintadas para enganar a fiscalização, viagens interestaduais sem a documentação da ANTT, excesso de lotação e principalmente a questão dos equipamentos obrigatórios”, disse o Tony Carlos Cavalcante, inspetor da PRF.

Até junho deste ano foram registrados 107 acidentes com ônibus e micro-ônibus nas rodovias federais do Piauí, 51 pessoas ficaram feridas e 15 morreram. O mais grave ocorreu em janeiro na BR-316, quando uma colisão entre um ônibus e uma carreta resultou em 10 mortes. No mês passado, três pessoas morreram após uma batida entre um carro e um micro-ônibus, próximo à cidade de Amarante.

Por conta da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada neste mês no Rio de Janeiro. A ANTT também intensificou a fiscalização. O órgão é responsável por autorizar as viagens interestaduais e internacionais.

“Inicialmente a empresa tem que ter dois veículos para fazer o cadastro, tem que ter autorização do Ministério do Turismo, se o objetivo da empresa for turístico. Bem como algumas documentações e itens de segurança que serão analisados engenheiros mecânicos”, afirma Jefferson Veras, técnico ANTT.

Fonte: G1 PI

Comentários