A Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher iniciou nesta terça-feira (01) as ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha pela conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
A abertura da campanha foi realizada na sede da SMS e contou com a participação do prefeito José Walmir de Lima, secretário de Saúde, Júnior Santos, demais secretários municipais, coordenadores e profissionais da Saúde, além das mulheres picoenses, público assistido com a ação.
O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar a população feminina sobre a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

O secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos, destacou a importância do evento para a política da saúde da mulher.
“Estamos fazendo um trabalho educativo, um trabalho de prevenção, onde estamos fazendo na sede esse evento, trazendo as coordenações para perto, fazendo esta ação tão importante para a prevenção do câncer de mama e colo de útero. Neste ano já trouxemos a carreta, foram feitos vários exames na nossa cidade, atendemos praticamente quase 100% da demanda”, disse o secretário.

A coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, Ronilce Lopes, explicou que a SMS possui toda a estrutura para assistir o público feminino com exames preventivos, bem como realizar o devido acompanhamento nos casos de confirmação das doenças.
“Hoje iniciamos a Campanha Outubro Rosa, um campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. É preciso que a população faça os seus exames, procure a Unidade Básica para realizar exames simples, depois exames de alta complexidade na Clisan. Depois do diagnóstico, os pacientes serão referenciados para o Hospital São Marcos, onde a Secretaria de Saúde dá maior suporte para a população feminina de Picos”, pontuou a coordenadora.

Ronilce Lopes frisou que os exames devem ser realizados nas mulheres na faixa etária dos 40 aos 64 anos. Vale ressaltar que o autoexame, feito em casa, pode ser feito em qualquer idade. No caso da verificação de alguma alteração na mama buscar o profissional de Saúde.
A ginecologista e médica da família, Débora Moura, enfatizou sobre a relevância da campanha para o rastreio precoce de tais doenças.
“A importância dessa campanha é o rastreio precoce. Primeiro antes dos exames é preciso se conhecer, conhecer a sua mama, saber o que ela tem de diferente, porque existem mamas menores, mamas maiores, mamilos invertidos. Por isso é importante primeiramente saber o que é normal, para que se possa ver alguma alteração. Verificando alterações deve-se procurar o profissional de saúde, o Posto de Saúde da Família, pois dependendo do caso encaminhamos para um especialista”, disse a ginecologista.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, chamou a atenção para a prevenção e intensificação da campanha Outubro Rosa. “O Outubro Rosa, traz o combate ao câncer, traz consigo o trabalho de prevenção, percebemos que campanhas assim tem trazido muitos resultados, pois se tem a possibilidade de evitar uma doença maior”, alertou o gestor.

Próximas ações
A Campanha Outubro Rosa seguirá com diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde, como rodas de conversas, palestras.
No dia 15 de outubro, a ação será extensiva à comunidade, onde uma caminhada pelas principais ruas da cidade será realizada em prol da conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero.




