Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Atleta piauiense ganha 25 medalhas em um ano e é destaque em São Paulo

Publicado em 22/07/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-98a48cbfc1ad75f17a44.jpg
FA-IMG-98a48cbfc1ad75f17a44.jpg
José Eduardo exibe medalha/Divulgação

O adolescente José Eduardo Mendes, 15, teve um ano literalmente de ouro. Ele conquistou 25 medalhas em apenas 12 meses no estado de São Paulo. Natural de Valença – PI, ele deixou a sua cidade natal em 2018, e atualmente reside em São Joaquim da Barra – SP com a mãe e o padrasto. A rotina é puxada, escola pela manhã, e treinos à tarde, das 14h às 17h, incluindo os sábados. Tanto esforço lhe permite sonhar com voos mais altos. “Algum dia quero ser campeão mundial”, declarou em entrevista ao Folha Atual.

José Eduardo compete nas corridas com obstáculos, uma modalidade do atletismo que faz parte do programa olímpico. Esse esporte exige muito do atleta, pois além da corrida, ainda é preciso saltar sobre barreiras dispostas ao longo da pista. “Faço corrida com barreiras; sempre gostei”, comenta.

Das 25 medalhas conquistadas no último ano, destacam-se aquelas que foram ganhas em torneios nacionais e internacionais, como o ouro no Campeonato Brasileiro de Atletismo, ouro no Campeonato Sul-americano - este foi disputado no Peru -, e a prata no Campeonato Brasileiro Escolar.

Eduardo representando o Brasil (com a camisa amarela)

Apesar de tanto esforço somado aos resultados, José Eduardo enfrenta as mesmas dificuldades de jovens atletas promissores do Brasil, destacando a falta de patrocínio. Ele disse que está aberto a receber apoios, que podem vir até através de equipamentos esportivos como tênis, camisas e shorts para treinos. Apoiá-lo é a certeza de que a marca será bem representada, inclusive no exterior, como mostra o título Sul-americano.

Por ser tão jovem e já ter provado o seu valor, não é exagero para José Eduardo sonhar com medalhas olímpicas, além do mundial.

O atleta pode ser contatado através do telefone: (0xx) 16 99243-7356.

Comentários