O Estado do Piauí após a confirmação de pelo menos quatros casos de sarampo e outros suspeitos, acendeu o alerta nas unidades e autoridades de saúde. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Picos reforça a importância da imunização contra a doença que na década de 80 foi a principal causa de morte em crianças.
“A vacina da Tríplice Viral é o meio mais eficaz contra a doença. A mesma está disponível até 49 anos de idade. No calendário da criança a vacina é fornecida nos 12 meses e 15 meses. A criança que não foi vacinada até os 5 anos ele pode receber as duas doses até os 29 anos de idade. Na faixa etária dos 39 aos 49 vai receber uma dose”, explicou o coordenador epidemiológico Robsonclay Viana.
O coordenador ainda acrescentou que se trata de uma doença letal, especialmente em crianças e idosos, e por essa razão todos os esforços estão concentrados para que o sarampo não se propague.
“O sarampo mata. A gente precisa se preocupar, pois é uma doença que em crianças e pessoas idosas, que não foram vacinadas, que não estão imunes, ela pode matar ou ter complicações como cegueira, perda de audição ou problemas neurológicos. O sarampo chegou no Piauí e estamos trabalhando para que não se propague”, afirmou.
Na confirmação da doença, a pessoa deve buscar tratamento médico adequado e isolamento até passar o período de transmissão. Além disso, a vacina da Tríplice Viral é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde.