Aquele clima frio, chuva... agora ficará na saudade! Isso porque o BRO-Bró, período que responde aos meses mais quentes do ano – setembro, outubro e novembro, chega com temperaturas elevadas e sol forte na região de Picos.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) preveem para a região sertaneja do Piauí temperaturas na marca dos 40°C e umidade relativa do ar abaixo de 20%, que configura estado de alerta.
O chefe de Meteorologia do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, caracterizou as condições climáticas a serem enfrentadas pelos picoenses nos próximos meses, onde a escassez de chuva, vegetação seca e as queimadas influenciam o aumento das temperaturas.
“Os 625 milímetros que choveu no inverno desse ano não vai verdadeiramente influenciar muito nesse período de BRO-Bró. Já estamos registrando temperaturas na marca dos 38°C e umidade relativa já baixando de 30%. Para os meses subsequentes essa situação deve sim se agravar até chover. É um clima desagradável, muito prejudicial ao bem estar e a saúde humana, se fazendo necessário as pessoas tomem devidos cuidados”, disse o meteorologista.
Eugênio Lopes ainda frisou que por conta da movimentação de correntes de vento no período da manhã e final da noite o clima ameniza e as temperaturas caem.
“Na parte da manhã e noite ainda está um pouco tolerável. Mas a partir das 10h, as temperaturas se elevam. O pique da temperatura mais elevada é no horário de 14h às 16h, é quando ela atinge o ponto máximo”, enfatizou.
Apesar do sol forte, as temperaturas não devem ser superiores aos 40°C, marca registrada no verão de anos anteriores. Em se tratando da ocorrência de precipitação pluviométrica (chuva) não existe previsão para que ela venha cair sobre a região nos próximos meses.
Diante da condição climática rígida, a orientação da Organização Mundial da Saúde é a forte hidratação, uso do protetor solar e alimentação balanceada, para que as pessoas não sofram com insolação e problemas respiratórios.