Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Picoenses mantém tradição e prestigiam desfile da Independência

Publicado em 25/06/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-153e6ac748c6a478647e.jpg
FA-IMG-153e6ac748c6a478647e.jpg
Desfile reuniu centenas de pessoas/Jailson Dias

A população de Picos renova a cada ano a tradição e prestigia em massa o desfile da Independência do Brasil. Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas armadas ao lado da Praça Josino Ferreira, com destaque ao grande número de crianças. O evento ocorreu como todos os anos, com o prefeito Pe. Walmir Lima; o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Edwaldo Viana; e o comandante do 3° BEC, tenente-coronel Freire, fazendo o hasteamento das bandeiras em frente ao museu Ozildo Albano.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Em seguida as três lideranças passaram em revista as tropas, dirigindo-se depois para o palanque das autoridades. Dois palanques foram montados, mas a participação maior ficou por conta das lideranças locais, com exceção do deputado Severo Eulálio (MDB), que esteve presente.

Ao todo, 37 grupos e instituições desfilaram nesse ano. A abertura ficou por conta das porta-bandeiras, seguidas pela Banda Municipal de Música e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Passaram ainda pela avenida as Secretarias de Cultura, Educação e Saúde. Os militares do 3° BEC, como sempre, marcaram presença, mas o destaque desse ano ficou por conta dos soldados do 4° BPM.

Os militares desfilaram de moto e fizeram simulações de abordagem em seu trabalho de rotina, arrancando aplausos da população. Um dos cães utilizados pela PM para o rastreio de drogas, cada vez mais essenciais, também chamaram muito a atenção do público.

Para o prefeito Pe. Walmir Lima a tradição se renova a cada ano graças a participação popular. “Nosso agradecimento e a nossa gratidão pelos que vem e para aqueles que se dedicaram a fazer esse show, pois é mais do que uma comemoração, é um show de respeito à pátria por aqueles que o fazem”, frisou.

Prefeito agradeceu participação dos picoenses

O comandante do 4° BPM, Edwaldo Viana, destacou a participação da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicleta), uma prévia do trabalho a ser realizado pelos militares que compõe essa unidade aqui em Picos. Ele disse ter ficado satisfeito com o desfile dos soldados nesse ano. “No ano passado eu fiquei envergonhado, mas nesse ano mostramos a nossa força e vamos crescer mais ainda”, declarou.

Edwaldo Viana, comandante da PM

O comandante do 3° BEC, tenente-coronel Freire, que acompanhou pela primeira vez o desfile do 7 de Setembro em Picos, se disse surpreso com a ampla participação popular. “Assumi o batalhão em janeiro desse ano, e me causou uma surpresa extremamente positiva esse 7 de Setembro, me causou uma admiração, respeito, uma grande alegria por ter participado deste momento, a população de Picos está de parabéns”, declarou. 

Comandante do 3º BEC

 

 

Comentários