A Secretaria de Agricultura de Picos e os professores e alunos do curso de Agronomia da UESPI promoveram na manhã desta segunda-feira, 26, na sala da presidência da Câmara Municipal, uma reunião para traçar os planos da parceria firmada mês passado entre as duas instituições para a implantação de hortas nas escolas e também da produção de mudas. Também é parceira nesse projeto a Secretaria Municipal de Educação. Participaram do encontro o vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), e o vereador Evandro Paturi (PT).
Após o debate, todos os integrantes foram até uma escola para analisar como se dará a implantação das mudas. A Secretaria de Agricultura, contando com o apoio do prefeito Pe. Walmir Lima (PT), fornecerá a estrutura, enquanto o curso de Agronomia, com a participação de alunos e professores, fará o acompanhamento técnico.
O secretário de Agricultura, Aurino Guimarães, informou que será implantada também uma horta comunitária na Chapada do Mocambo. “O projeto principal é a produção de hortaliças nas escolas municipais. Nosso pensamento é atingir todas as escolas municipais, mas vamos começar por uma, lá no Maria Gil, no Parque de Exposição, pois tem espaço que dá pra fazer tudo”, comentou.
Secretário de Agricultura Aurino Guimarães
O projeto será elaborado nos próximos dias para ser apresentado e posto em execução imediatamente.
Para o coordenador do curso de Agronomia da UESPI, Prof. Dr. Emerson Vitorino, a partir dessa reunião haverá a elaboração de um cronograma para a execução das atividades. Ele entende que as escolas serão um centro irradiador das hortas comunitárias. “É um projeto bem interessante também, mas precisamos começar pelas escolas. A secretaria de Agricultura entra com os materiais, e nós vamos entrar com a parte técnica, de envolvimento, palestras, reuniões”, explicou.
Coordenador do curso de Agronomia da UESPI, Prof. Dr. Emerson Vitorino
O vereador Afonsinho declarou que essa parceria é um passo importante, uma vez que os estudantes das escolas municipais serão educados sobre a produção de alimentos saudáveis, podendo levar esse conhecimento até às suas casas.
Vereador Afonsinho
“Nosso empenho é esse, de levar o homem do campo a produzir com qualidade, com o apoio de técnicos, podendo produzir mais e com qualidade, para que tenham um retorno econômico para eles e para o município, então acredito que esse trabalho desenvolvido pelo secretário Aurino é muito importante”, declarou.