Sábado, 05 de Outubro de 2024

Delegado Geral da Polícia Civil vem a Picos e participa de audiência pública

Publicado em 27/06/2013
Por Marta Soares
5abf78a1e0d10ae3d3e966050c90.jpg
5abf78a1e0d10ae3d3e966050c90.jpg
James Guerra/Edson Costa

O delegado geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, James Guerra, veio a Picos para participar de audiência pública que debateu sobre a segurança pública. Há pouco mais de um mês, o delegado esteve em Picos e prometeu que no prazo de 60 a 90 dias a Polícia Civil estaria reestruturada. 

Neste tempo, pouco mais de um mês, a Polícia Civil já mostra visíveis melhorias, como a prisão de pessoas envolvidas com a morte do empresário Epaminonas Coutinho Feitosa. Sobre o aumento de servidores, o delegado disse que o atual efetivo, composto de quatro delegados será reforçado com a nomeação de mais seis policiais civis que vão atuar na região de Picos, onde quatro deles permanecerão em Picos. Dois dos nomeados são escrivães de carreira. Com isso há também a possibilidade de mais um delegado ser nomeado em breve para Picos.

“Dentro do meu entendimento, esse número de servidores é o suficiente para Picos, o que se precisa é dar uma dinâmica melhor ao trabalho, os servidores precisam fazer melhor o seu trabalho”, disse o delegado.

Até o final das investigações dos últimos homicídios, a polícia espera prender cerca de 15 pessoas envolvidas com crimes de pistolagem. Questionado mais uma vez sobre os rumos das investigações dos casos de homicídio que repercutiram junto a sociedade, o delegado foi enfático ao afirmar que todos os três últimos casos de homicídio serão elucidados, inclusive a tentativa de homicídio registrada em Picos no dia 1º de julho.

Sobre o que já está sendo feito para melhorar a estrutura da polícia em Picos, o delegado confirma que uma nova sede para a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil está sendo providenciada, além disso, houve a nomeação de mais servidores e há a possibilidade da vinda de mais um delegado, como foi informado anteriormente.

Promotor afirma que Polícia Civil não está investigando
Membros do Ministério Público também participaram da audiência. O promotor Maurício Gomes de Sousa (foto abaixo), afirmou que tomou conhecimento da audiência acidentalmente e como o tema principal é relevante para toda a sociedade, a participação do MP é fundamental. “O Ministério Público controla a polícia, em tese, formalmente, então a polícia deve mostrar serviço, a Polícia Civil ter por finalidade investigar crime, essa é a função constitucional da Polícia Civil e isso não está acontecendo em Picos e no Estado do Piauí”, afirmou o promotor.

 

FAMÍLIA
Familiares do cantor Edimar Bringeo acompanharam a audiência pública e pediram que a polícia apresente os autores e o mandante do crime. Visivelmente emocionado, o irmão de Edimar, Francisco Antônio de Sousa (foto abaixo), disse que a família está aguardando as investigações, mas pede agilidade: “A gente não sabe quem foi e nem por qual motivo tiraram a vida do nosso irmão, então é difícil pra gente, por isso pedimos empenho, apresar de sabermos que eles estão trabalhando, a gente vê que agora estão trabalhando, mas eu achava que a resposta tinha que ser dada mais rápido. O Edimar era conhecido fora de Picos, as pessoas clamam por uma resposta”, disse.

 

Comentários
HUMILDE
10/07/2013 09:06:54
Em 2010 nos tivemos uma audiência publica para discutir a segurança publica e de lá pra cá piorou muito, e o Secretário de Segurança é o mesmo. O Delegado Geral precisa visitar o distrito de Picos e ver o tanto de pessoas humildes que ficam sem atendimento. Segurança Publica não se faz só com atenção aos grandes casos, mas resolvendo o problemas dos pequenos.Os humilde são vencidos no cansaço 1° para registrar o BO, depois para falar com o delegado, quando não dá é pra vim no outro dia, no outro dia o delegado não tá ou aparece uma coisa mais importante para ele delegado e dai para marcar uma audiência é uma novela e a maioria desiste no caminho. A Policia Civil tem hoje menos da metade e homens que tinha em 2001 e Delegado Geral diz que suficiente, é muita "CARA DE PAU".
PICOENSE ANTENADA
09/07/2013 13:45:46
ESSA AUDIÊNCIA DEVERIA TER SIDO MAIS DIVULGADA. ACREDITO QUE POUCAS PESSOAS FICARAM SABENDO DA REALIZAÇÃO DA MESMA.