A sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 12, em homenagem ao Dia do Advogado e das suas Prerrogativas, celebrado a 11 de agosto, foi marcado por homenagens e discursos em favor da defesa das prerrogativas da categoria. O evento foi realizado em conjunto pela Câmara Municipal de Picos e a Associação dos Advogados Publicistas do Centro Sul do Piauí (APUCENTROSUL). Dezenas de profissionais, acadêmicos, vereadores, o Procurador Júrido da Faculdade R.SÁ, Auderi Martins, e o prefeito, Pe. Walmir Lima (PT), marcaram presença na solenidade.
A sessão foi presidida em conjunto pelo vice-presidente do legislativo municipal, vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), que fez a abertura do evento, e o presidente da APUCENTROSUL, advogado Maycon Luz, que deu continuidade a solenidade.
Foram homenageados seis advogados da região de Picos, três escolhidos pela Câmara Municipal e três pela APUCENTROSUL. Foram eles: Herval Ribeiro, Mark Neiva, José David Brito Júnior (ausente), José Adalberto Nogueira Rocha, Agamenon Batista Filho e Edna Maria de Sousa (ausente).
A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Andreya Lorena, defendeu a advocacia como uma profissão essencial à democracia, prevista na Constituição Federal de 1988. “É essencial à justiça, como a Magistratura e o Ministério Público, e a justiça não está equilibrada sem presença do advogado (a), sem o direito sagrado, constitucional de defesa”, declarou.
Advogada Andreya Lorena
O conselheiro estadual da Seccional da OAB do Piauí, coordenador do Curso de Direito da Faculdade R.SÁ Adriano Borges, citou a advocacia como uma defensora das prerrogativas dos cidadãos, uma vez que o direito se faz presente em todos os meandros da vida em sociedade.
“A sociedade vive momentos de clara divisão, não resta dúvida, e nesses momentos de crise encontramos a extrema necessidade pleitear a consulta de um advogado, muitas vezes em um processo administrativo, judicial, mas muitas vezes não só isso, precisamos da advocacia no simples ato de contratar, de comprar um veículo, um imóvel”, explicou.
CConselheiro da OAB, Adriano Borges
O presidente da APUCENTROSUL, advogado Maycon Luz, declarou que a advocacia é imprescindível para a administração da justiça, pois defende os direitos dos cidadãos. “Somos a última fronteira, a última proteção que o cidadão possui ante o poderio estatal, quando este age com abuso de autoridade; os advogados são verdadeiros defensores da democracia”, declarou.
Ele falou também sobre as motivações para a criação da APUCENTROSUL. “Dois objetivos principais: buscar qualificação para os advogados da região e lutar pela defesa das prerrogativas dos advogados, com base nessa ideia apresentamos ao prefeito municipal um projeto de lei que cria em Picos o Dia Municipal das Prerrogativas dos Advogados e a Câmara Municipal de forma unânime aprovou”, comentou.
Presidente da APUCENTROSUL, Maycon Luz
O presidente citou também as violações cometidas contra a OAB, especialmente a nível federal, pelo presidente da República, em constantes investidas, como a solicitação para o fim do Exame da Ordem, uma das prerrogativas básicas para exercer a profissão. Ele também citou ações a nível estadual e municipal, que ferem o exercício do direito.
Vereador Afonsinho
Após os discursos foram realizadas as homenagens aos seis advogados, dos quais dois não estiveram presentes.
Advogado Herval Ribeiro
Advogado Mark Neiva
Advogado José Adalberto
Advogado Agamenon Batista Filho