Foi realizado nas Comunidades de Buriti e Assentamento Lagoa do Barbosa, o Dia de Campo sobre batata doce biofortificado. O evento teve inicio com uma palestra sobre o Projeto Produtores do Futuro, e teve como palestrante Dr. Marcos Jacob da EMBRAPA Meio Norte e ainda o Secretário de Agricultura de Pimenteiras, Reinaldo Paiva. O projeto disponibiliza produtos como a batata doce, macaxeira, feijão e milho todos considerados biofortificados, contendo 20 vezes mais vitaminas que os produtos comuns e sendo ricos em carboidratos, ferro, zinco e vitamina A essencial para evitar problemas na visão.
O projeto foi implantado no município através de uma parceria entre Secretaria de Agricultura de Pimenteiras, EMBRAPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pimenteiras. O Secretário de Agricultura de Pimenteiras, Reinaldo Paiva, falou que já são 6 unidades de multiplicações da batata doce biofortificada e 10 unidades de macaxeira biofortificada em comunidades como Projeto Água Limpa, Buriti, Assentamento Lagoa do Barbosa, Assentamento Agua Limpa II e Assentamento Malhadinha. “Essas unidades são considerada unidades de multiplicações e a partir delas outras comunidades serão beneficiadas, a nossa meta é que todas as comunidades do município sejam atendidas com o projeto”, frisou o Secretário Reinaldo Paiva.
Segundo o Secretário a produtividade na unidade da comunidade Buriti foi de 18.000 mil kg/hec (dezoito mil quilos por hectares) e do Assentamento Lagoa do Barbosa a produtividade foi de 20.000 mil kg/hec (vinte mil quilos por hectares). “Os agricultores poderão vender a batata doce a R$ 3,50 o quilo”, falou o Secretário.
Reinaldo Paiva falou ainda que o Prefeito Venicio do Ò, está apoiando todos os projetos voltados para o meio rural no município. Além do Secretário de Agricultura, participaram do evento o coordenador do projeto no Estado do Piauí, Dr. Marcos Jacob, da EMBRAPA; O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pimenteiras, Antônio Ferreira; técnicos do EMATER de Pimenteiras; Assistente Social Camila Rosal da equipe do CRAS; o vereador João Bosco; o vereador Amistânio; alunos de escolas agrícolas e vários agricultores da região.
Na ocasião o Secretário de Agricultura entregou sementes de feijão biofortificado de variedades aracê e xixique, que são altamente resistentes à seca, pragas e doenças.