Sábado, 05 de Outubro de 2024

Solenidade militar forma novos policiais para o Ronda Cidadão

Publicado em 31/12/2012
Por Edson Costa
e2f3d85898acfea6036e10248b27.jpg
e2f3d85898acfea6036e10248b27.jpg
Formatura do Curso de Formação de Soldados/Paulo Brito / PM

O Piauí ganhou 148 novos policiais militares na manhã desta sexta-feira (21). A solenidade militar de formatura da turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD 2012) aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com a presença de autoridades militares e políticas. Os novos militares irão fazer parte do programa de policiamento comunitário Ronda Cidadão, tanto em Teresina quanto nos demais municípios contemplados com o programa.

De acordo o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Gerardo Rebelo, até que sejam nomeados, os novos soldados continuarão sob a direção do CFAP. Somente após a nomeação, que deve acontecer em janeiro, no Palácio de Karnak, é que esses policiais serão locados em suas respectivas companhias. “O Governo do Estado tem trabalhado com o propósito de colocar os homens nas ruas, aliando policiamento ostensivo e tecnologia e inteligência”, ressaltou.

 

O curso, realizado no próprio CFAP, teve uma duração de seis meses e incluiu aulas teóricas e práticas de tiro, educação física, Direito, condução de veículos, dentre outras de cunho militar, todas voltadas para o trabalho humanizado.

O Programa de Policiamento Comunitário Ronda Cidadão funciona com 33 módulos em Teresina, atendendo todos os bairros da capital. Os municípios de Picos e Parnaíba também são contemplados com o programa, funcionando com dois módulos cada. O programa de expansão do Ronda Cidadão prevê a implantação nos municípios de Piripiri e Floriano.

O policiamento comunitário adotado pela PM do Piauí é baseado num modelo em que a comunidade e os policiais têm uma relação de proximidade, apresentando resultados expressivos, especialmente na redução dos crimes de menor potencial ofensivo, tais como roubo, depredação e crimes contra a ordem pública.

Por: Mara Teles

Comentários