Domingo, 06 de Outubro de 2024

População não entende “coleta seletiva” e lixo se acumula nas praças

Publicado em 25/06/2013
Por Jailson Dias
ed8ca3668bdcc4460d4b81ae8b79.jpg
ed8ca3668bdcc4460d4b81ae8b79.jpg
Lixo tem se acumulado nas prças públicas /Jailson Dias

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva e sua equipe, a população picoense não está entendendo a proposta da disponibilização dos cestos da “coleta seletiva” nas praças públicas centrais da cidade de Picos. Em muitos locais moradores das redondezas estão depositando grandes quantidades de lixo junto aos cestos, na certeza de que os caminhões farão a coleta no final do dia.

O secretário explica que essa não era a proposta dos cestos de “coleta seletiva”, cujo propósito seria armazenar pequenas quantidades de lixo, como palitos de picolé, papel, pequenos objetos que os transeuntes precisem descartar ao longo do dia. “As pessoas estão colocando caixas e mais caixas, sacolas e grandes quantidades de lixo e ali não é o local adequado”, lamentou.

A Secretaria de Meio Ambiente está estudando a forma mais eficiente de instituir essa coleta de fato. Glauber informa que há algumas propostas sendo analisadas. “Vamos começar pelo bairro Morada Nova, esses bairros mais compactos: Cohab, Paraibinha, e depois vamos avançar para todas as comunidades do município”, declarou.

Ao todo foram colocados 27 cestos nas principais praças e canteiros da cidade, com o objetivo de tornar esses ambientes mais limpos. “Infelizmente as pessoas estão achando que ali é um local para o lixo ficar o dia todo, para no final do dia o carro passar e fazer a coleta, a gente lamenta”, comentou Glauber.

Uma das formas de se resolver esse problema seria a população picoense entender que deve acumular o lixo em sacolas plásticas no interior de suas residências e coloca-los nas calçadas apenas quando o caminhão que faz a coleta passar conforme os dias determinados.

Recentemente o prefeito Kleber Eulálio declarou que o principal problema enfrentado no início de sua gestão tem sido a coleta do lixo. Na ocasião ele se disse surpreendido com a dificuldade em solucionar esse problema.

Como se não bastasse a má utilização dos cestos da “coleta seletiva” alguns pontos tem sofrido com a ação de vândalos que depredam gratuitamente os cestos comprados com dinheiro público e, portanto, de propriedade da população picoense.

Comentários