Domingo, 06 de Outubro de 2024

Diretor do HRJL pede apoio político para a instalação de UTI

Publicado em 25/06/2013
Por Jailson Dias
dd32371479edcf0fd586c2028b7e.jpg
dd32371479edcf0fd586c2028b7e.jpg
Diretor do HRJL esclarece sobre necessidade da UTI/Jailson Dias

Existe a previsão, segundo informação veiculada pelo governo do estado, para a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), mais um sonho antigo da população de Picos e região. O diretor do Hospital, médico José Ayrton Bezerra, acredita que em breve acontecerá essa implantação, mas pede que os deputados estaduais o apoiem junto ao governo nessa luta.

“Precisamos que o poder político da cidade se mobilize também porque isso facilita e agiliza e serve como agente catalizador para promover essas ações que são marcantes para a medicina de Picos”, comentou José Ayrton.

A direção aposta que após a instalação do tomógrafo e da UTI a medicina local sofreria um salto que beneficiaria especialmente as parcelas mais carentes da região.

A UTI prevista para ser instalada em Picos será de aproximadamente 10 leitos para tratamento de pessoas adultas e mais 10 leitos especializada para tratar crianças. “As transferências que nós fazemos para Teresina, a grande maioria delas estão nesses dois segmentos: neurocirurgia e cuidados neonatais”, informou o diretor.

Além da implantação da UTI seria necessária a contratação de mais médicos para se dedicar a esse serviço. “Nós praticamente não transferiríamos quase ninguém para Teresina”, declarou. A UTI está orçada em aproximadamente R$ 1,5 milhões.

Atualmente no Hospital Regional funciona uma Unidade de Terapia Semintensiva, com cinco leitos, mas que não pode ser homologada, nem receber recursos do governo federal, o que significa que o Hospital Regional tem de administrá-la com seus próprios recursos.

  

Comentários