Sábado, 05 de Outubro de 2024

Solenidade marca encerramento das atividades do Projeto Rondon em Paquetá do Piauí

Publicado em 01/05/2019
Por Edson Costa
40e04f8788bf1f6aac192269887a.jpg
40e04f8788bf1f6aac192269887a.jpg
Apresentações marcaram encerramento das atividades/Messias Produções

Por: Isael Pereira

Assim como as demais cidades piauienses que receberam as ações do Projeto Rondon, os munícipes de Paquetá do Piauí se despediram dos rondonistas na manhã desta sexta-feira, 26 de julho. A Prefeitura Municipal promoveu uma solenidade que marcou o encerramento das atividades do projeto no município. O momento aconteceu na Unidade Escolar Geraldino Clevis.

Imagens das atividades!

Desde o dia 15 deste referido mês que os rondonistas estavam na cidade de Paquetá do Piauí. Os membros do projeto são alunos universitários advindos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP - ESALQ). Os alunos estiveram acompanhados e supervisionados pelos professores Ana Maria e Luciano Mendes.

Durante este período de duas semanas, os rondonistas realizaram diversas atividades no município, desde oficinas sobre educação, saúde, direitos humanos, cultura, comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, agricultura e produção. As diversas localidades do município, tanto da zona urbana, quanto rural, foram contempladas com estas ações, precisamente as seguintes comunidades, Ponta da Serra, Pai amaro, Retiro da Conceição, Angical, São Rafael, Canabrava, Lagoa, Tiradentes, Custaneira, Mutamba e Paquetá.

 A solenidade de encerramento das atividades do Projeto Rondon iniciou com um coffee break, em seguida todos se direcionaram a biblioteca da escola, onde os integrantes do projeto foram saudados. O momento foi de despedidas, onde a supervisora de ensino, Rejane Albano, e outros membros da administração municipal agradeceram a imensa contribuição dos rondonistas para com o município. Os membros do projeto, também se pronunciaram e agradeceram a recepção e troca de conhecimentos.

Foram entregues certificados de participação aos membros do Projeto Rondon, como também, a equipe de funcionários e universitários de Paquetá que estiveram à frente da coordenação das atividades dos rondonistas no município. Ainda foi entregue pelo secretário de educação, José Diomar, lembrancinhas que simboliza as potencialidades da cidade, como mel, castanha, e rapadura.

A assistente da educação, Luana Moura, destacou que de forma unânime, todos os munícipes de Paquetá do Piauí, avaliam que a operação João de Barro realizada na cidade, foi de grande importância para todos, e ainda frisou sobre a qualidade das oficinas.

“Essas oficinas que foram trabalhadas nas comunidades, ensinavam as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor, a ganhar seu próprio dinheiro, como nas oficinas de produção, os rondonistas mostraram para eles, que são capazes de angariarem seu próprio sustento de suas produções. Na oficina de educação, qualificaram os professores a atender melhor as necessidades de seus alunos em sala de aula. Foram oficinas realizadas nas comunidades, onde eles traziam e voltavam com muitos conhecimentos”, falou Luana Moura.

Comentários