Por Jailson Dias
O Centro Integrado de Especialidades Médicas de Picos (CIEM) foi inaugurado nesta sexta-feira, 26, pelo governador Wellington Dias (PT) e pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT). A direção ficará a cargo da jornalista Maria Santana, que já ocupou diversas pastas na administração municipal. Em entrevista ao Folha Atual ela explicou como a instituição funcionará.
Em princípio é preciso explicar que o CEIM não atenderá urgência e emergência, mas pacientes encaminhados a partir das centrais de marcação dos municípios. “Serão os médicos dos postos de saúde que vão saber se aquele paciente terá uma consulta especializada, então eles que farão essa seleção”, explicou.
A marcação de exames no CEIM será válida apenas para os pacientes que forem consultados por médicos lá. “Se um paciente passou em um ortopedista, por exemplo, e o médico solicitou um Raio-X, de lá mesmo ele sai com esse exame marcado”, comentou.
O CEIM oferecerá 12 especialidades a serem atendidas por médicos da rede estadual de saúde, dentre eles: ortopedista, cirurgião, cirurgião vascular, dermatologista, neurologista, gastroenterologista, otorrino, psiquiatra além de psicólogo e nutricionista. “Além disso estamos com um parceria com a UFPI, buscando um complemento de carga horária desses médicos para que eles possam atender lá no centro”, explicou Maria Santana.
Maria Santana com autoridades na inauguração do CIEM
Pequenos procedimentos cirúrgicos como retiradas de cistos e sinais, além de exames de tomografia, mamografia e Raio-X.
A inauguração do CIEM foi possível através da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Picos, com destaque para a Secretaria de Saúde, chefiada pelo farmacêutico Waldemar dos Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, que esteve junto desse processo desde que assumiu a pasta.