Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

CTA de Picos realiza ação educativa na Praça Félix Pacheco de Picos

Publicado em 27/04/2019
Por Jailson Dias
71b0b2e593cd48c813119989d389.jpg
71b0b2e593cd48c813119989d389.jpg
Ação educativa do CTA/Jailson Dias

A Secretaria de Saúde de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS (CTA), realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma ação educativa na Praça Félix Pacheco, ocasião em que informou as pessoas sobre as Hepatites B e C. Segundo a coordenadora Isabel Fontes, este mês é denominado de “Julho Amarelo”, oportunidade em que a população é alertada sobre o contágio dessas duas doenças.

“Nós sabemos que elas são doenças silenciosas e que se não forem diagnosticadas e tratadas rápido podem evoluir para a cronicidade, para o câncer, e até levar ao óbito”, explicou a coordenadora.

No stand montado na Praça Felix Pacheco, a equipe do CTA distribuía panfletos informativos e realizava os exames capilares, além de fazer a entrega de preservativos, uma vez que a Hepatite é transmitida através dos fluídos corporais. “Relação sexual sem proteção, compartilhamento de objetos pessoais, escova de dentes, lâminas de barbear, alicates de unha, então informamos a população para não compartilhar esses materiais”, comentou.

Isabel Fontes

Isabel Fontes informou que Picos registrou um aumento nos casos de Hepatite B e C nesse ano de 2019, seis do primeiro e dois do segundo. “Isso mostra que já ultrapassamos o total de casos totais de Hepatite B em 2018, quando tivemos quatro casos”, comentou.

A imunização contra a Hepatite B é aplicada em três doses, em todas as faixas etárias. Basta levar o cartão de vacinação para a unidade básica do bairro onde reside para ser imunizado.

Comentários