Domingo, 06 de Outubro de 2024

Direção do HRJL encontra dificuldades para instalação de tomógrafo

Publicado em 24/06/2013
Por Jailson Dias
2df9400adcb7b597ef4a28094f52.jpg
2df9400adcb7b597ef4a28094f52.jpg
Tomógrafo ainda se encontra encaixotado /Jailson Dias

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL) de Picos recebeu no começo do mês de junho um aparelho para a realização de tomografias, orçado em R$ 1 milhão. A direção tem encontrado dificuldades na sua instalação e consequente funcionamento. O diretor do hospital, médico José Ayrton Bezerra, explica que a estrutura antiga do HRJL não está adaptada para a instalação do tomógrafo, descrito como um aparelho de última geração.

José Ayrton explica que o espaço físico para receber o grande aparelho - cuja caixa pode ser observada na entrada administrativa do hospital – já foi reservado, faltando agora a adequação que depende do governo do estado. “Necessário se faz uma pequena construção, a baritação de uma sala e naturalmente adequar as instalações elétricas deste hospital que já são arcaicas e obsoletas”.

Como a cidade de Picos sofre com um problema crônico de fornecimento de energia elétrica e suas constantes oscilações, José Ayrton alega que não se pode instalar o aparelho sem que haja uma adequação do sistema de fornecimento de energia ao Hospital Regional. “Não podemos montá-lo com uma estrutura energética deficitária, nós temos que adequar a energia e a sala para que possamos ter o aparelho funcionando com seguridade”, explicou.

Segundo informações do diretor há duas possibilidades: ou a abertura de um processo de licitação para que alguma empresa construa essa sala, ou a Secretaria Estadual de Saúde envia os recursos para que a direção se responsabilize pela obra. “Nós precisamos agilizar, por isso que tenho apelado a todos os agentes políticos e deputados para que a gente acelere a instalação desse tomógrafo”, declarou o médico.

O tomógrafo é operado por radiologistas, dos quais o Hospital Regional dispõe de três profissionais especializados. Também são necessários técnicos que precisarão receber treinamento quando da instalação do aparelho.

As aplicações do tomógrafo são quase infinitas, variando desde exames cardíacos a colonoscopias virtuais – exame do intestino. Como o Hospital Regional atende até 500 mil pessoas da grande região de Picos a instalação do aparelho se faz imprescindível especialmente em decorrência do preço em uma clínica particular, chegando a custar R$ 300,00. “Há pacientes que necessitam fazer diariamente esse exame”, informou José Ayrton.

Comentários