Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dom Expedito Lopes recebe o Projeto Rondon pela primeira vez

Publicado em 15/04/2019
Por Edson Costa
de222ea1b64648380374603ac553.jpg
de222ea1b64648380374603ac553.jpg
Autoridades na abertura do projeto/Isael Pereira

Por: Isael Pereira

Pela primeira vez a cidade de Dom Expedito Lopes está sendo contemplada com as ações do Projeto Rondon. A Prefeitura Municipal através do gestor, Valmir Barbosa e da Secretaria de Educação com o secretário, Edson Carlos, estão se organizando e dando o suporte necessário para que as atividades aconteçam. A solenidade de abertura do projeto foi realizada neste domingo, 14 de julho, às 19:00 horas, na sede da Universidade Aberta do Piauí (UAP).

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Os rondonistas foram recepcionados pelo prefeito, Valmir Barbosa, primeira-dama, Valdiva Moura e toda a gestão municipal, como também a comunidade em geral. Além, da Fanfarra Municipal, coordenada pelo professor de música, Alexsandro Silva, onde na ocasião, após a formação de honra, entoaram o hino nacional e municipal, juntamente com os integrantes do projeto.

O objetivo da solenidade foi para que todos os membros que compõe a gestão municipal de Dom Expedito Lopes pudessem se apresentar para os alunos e professores do Projeto Rondon. Os gestores deram os devidos cumprimentos e as boas-vindas aos rondonistas, se colocando a disposição dos mesmos para ajudarem no que for necessário.

Os rondonistas são advindos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RIO) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). A cidade recebeu 16 alunos de diversos cursos de nível superior, sendo que, realizarão atividades no município até o dia 25 de julho, assim, com várias ações e oficinas de diversas variedades.

O secretário de educação, Edson Carlos, fala como está sendo toda a preparação para receber os rondonistas, como também, a expectativa de todos da cidade para a realização das ações deles no município e as atividades que serão realizadas.

“As expectativas do povo domexpeditolopense são as melhores. O Projeto Rondon traz em seu bojo a integração e aqui não será diferente. Além dos professores, alunos e pesquisadores, temos a presença marcante do Exército Brasileiro, acompanhado pelo Sargento André. Vamos ter a oportunidade de participar de muitas oficinas, como as de educação inclusiva. Teremos momentos de confraternização como um Cine, apresentando curtas e longas metragens de filmes da região. Até o dia 25, teremos inúmeras oficinas”, disse o secretário.

Edson Carlos, secretário de Educação

Ainda, durante a solenidade de abertura a professora e o aluno de educação física, Jocineia dos Santos e Paulo Quirino, conduziram um momento de atividades físicas, com danças, treinamento da respiração e alongamentos. As autoridades políticas e os rondonistas participaram juntos desse momento integrativo.

Os professores Ana Ribeiro, Luís Takasi, Jocineia dos Santos e Cristina, estão acompanhando e coordenando as atividades e ações realizadas pelos alunos universitários rondonistas. De acordo com a professora da PUC-RIO, Ana Ribeiro, todos os professores objetivam realizar um bom trabalho no município e alcançar as metas traçadas.

“Queremos trazer benefícios para esta cidade. Como também, queremos levar daqui uma experiência para partilharmos e divulgarmos para outras pessoas que não vieram. Quatro professores e o Sargento Andre, coordenam esse trabalho, sendo que somos responsáveis por estes 16 jovens”, falou a professora.

O Sargento André advindo do município de Parnaíba está em Dom Expedito Lopes com os rondonistas ajudando na coordenação e logística para proporcionar boas condições aos alunos. O Sargento diz que espera que todas as atividades ocorram bem de acordo com o cronograma e que todos tenham bons frutos.

“Estamos orientando a parte da logística. Eu como sou do Piauí, mas não tinha muito conhecimento sobre a parte centro-sul do estado, me sinto muito feliz por participar desse projeto, pois também é a minha primeira vez. Morei na região da Amazônia por 16 anos, e essa região do centro-sul é uma novidade para mim”, disse o Sargento André.

 A equipe de reportagem do Jornal e Portal Folha Atual também conversou com mais três pessoas que compõe a gestão municipal. Sendo a Supervisora do Programa Criança Feliz Jakeline Borges, o agente de saúde Avelar Rodrigues e a diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Marcilene Rodrigues.

Jakeline Borges foi uma das que falou sobre o projeto

De forma unânime, ambos destacam que será de extrema importância a atuação do Projeto Rondon na cidade de Dom Expedito Lopes e que a expectativa é muito grande. Os integrantes da gestão também se colocam a disposição para ajudar nas ações, dentro de cada função que atuam no município.

Além das personalidades políticas apresentadas na matéria, também estiveram presentes e participaram da solenidade de abertura do Projeto Rondon em Dom Expedito Lopes, os secretários Jordani Ferreira (Assistência Social); Wenersâmio Araújo (Saúde); Francival (Administração); Marcídio (Governo); Vereadores, Waguinho; Joaquim do PT; Evanil Conrado; Luiz Quinôr; ex-prefeito Alecxo Belo; Maria Luzinete, dentre outros membros. 

 

Comentários